Entre o divã e a cultura

Autores

  • Ana Elizabeth Cavalcanti Círculo Psicanalítico de Pernambuco
  • Daniel Delouya Instituto Sedes Sapientiae
  • Pedro Luiz Ribeiro de Santi Psicanalista

Resumo

Ao longo de seus cem anos, a psicanálise contribuiu largamente para ampliar a compreensão do desenvolvimento psíquico humano e conquistou um lugar de singular importância na análise da subjetividade moderna. Muitos conhecimentos e preceitos psicanalíticos encontram-se difundidos na cultura atual. Reconhecida e utilizada prioritariamente como um procedimento terapêutico peculiar, parece não haver um consenso em torno do uso de sua particular escuta aos novos discursos produzidos pela cultura ou suas conseqüências para as subjetividades contemporâneas. Há os que defendem que a psicanálise deve se dedicar exclusivamente aos problemas do divã ou os que conferem a ela um lugar especial para revelar a signifi cação dos fatos sociais. A sessão Debates deste número da Revista Percurso selecionou alguns colegas e propôs que refl etissem e escrevessem sobre a seguinte questão: A partir de sua experiência, como você analisa o campo de atuação da psicanálise na cultura contemporânea?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elizabeth Cavalcanti, Círculo Psicanalítico de Pernambuco

É membro do Círculo Psicanalítico de Pernambuco e psicanalista e professora do CPPL- Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem de Recife. Autora, entre outros de “Autismo: construção e desconstrução" ( em co-autoria com Paulina Rocha) e "Reflexões sobre a Instituição Psicanalítica na contemporaneidade".

Daniel Delouya, Instituto Sedes Sapientiae

É psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Professor no programa de pós-graduação em psicologia na Universidade São Marcos em São Paulo. Autor de Torções na razão freudiana. Especificidades e afinidades, Unimarco, São Paulo, 2005, entre outros livros e artigos em revistas especializadas.

Pedro Luiz Ribeiro de Santi, Psicanalista

É psicanalista, Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Autor de “A crítica ao eu na Modernidade. Em Montaigne e Freud” (Casa do Psicólogo, 2003) e Psicologia. Uma nova introdução (em co-autoria com Luis Cláudio Figueiredo; EDUC, 1997), entre outros.

Downloads

Publicado

31-12-2008

Como Citar

Cavalcanti, A. E., Delouya, D., & Santi, P. L. R. de. (2008). Entre o divã e a cultura. Percurso, 21(41), 113–120. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1133