Sobre a Revista

A Revista Percurso é editada pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e publicada semestralmente, sem ininterrupções, desde 1988. É uma revista científica dedicada ao avanço dos conhecimentos psicanalíticos em suas vertentes clínica, teórica, metodológica e epistemológica.

Ela surgiu do desejo de um grupo de psicanalistas pertencentes ao Departamento de Psicanálise, então recém-fundado, de consolidar o estímulo à criação e à transmissão do pensamento psicanalítico, bem como a troca e a circulação de ideias, tão caras a este Departamento. Este grupo inicial era composto por Janete Froschtengarten, Silvia Alonso, Renata Cromberg e Miriam Chnaiderman e Renato Mezan. Hoje, a revista cresceu, comporta várias seções e possui um grande grupo de participantes que sustentam sua produção.

Visando a estimular o debate entre as várias correntes da Psicanálise, Percurso aceita trabalhos de todas as orientações, tanto de membros do departamento quanto de colegas de outras instituições brasileiras e estrangeiras. Pautamo-nos por um ideal exigente de qualidade científica, literária, estética, pela abertura às inovações consistentes, pelo respeito à complexidade da vida psíquica e dos fenômenos socioculturais, pela recusa do dogmatismo, da intolerância e dos reducionismos, pelo diálogo com as áreas conexas.

Isto permite aos leitores e aos autores que nela escrevem participar de um debate sempre crítico e atual. A revista publica de 8 a 10 artigos por número, além de uma tradução inédita em português (exemplos: J. Laplanche, P. Fédida, A. Green), e o mesmo número de resenhas, cobrindo o que surge de novo e importante nas publicações psicanalíticas. O leitor também encontra uma entrevista com analistas e não-analistas que têm algo interessante a nos dizer, e duas seções de debates, em que a revista propõe um tema e uma situação clínica a três colegas de filiações distintas.

Celebrando a associação do nosso Departamento com a FLAPPSIC (Federação Latino-Americana de Associações de Psicoterapia Psicanalítica e Psicanálise), iniciamos em 2018 a publicação, a cada volume, de um artigo em língua espanhola.

Diversos números são temáticos. Alguns tratam de autores de grande importância, como, Ferenczi, Winnicott, Green, Laplanche, Fédida e Fabio Hermann; outros focalizam um determinado problema e suas ramificações, como "a psicanálise extramuros: cinema, literatura, humor", "formação do analista" ou "psicanálise e política". Estes números alternam-se com outros de conteúdo mais diversificado, de modo a garantir equilíbrio e variedade.

O número especial 60/61, que marca os 30 anos da Revista, aborda as questões da violência, do desamparo, da necessidade de uma posição ética engajada na atenção ao sofrimento psíquico frente às grandes perturbações vividas atualmente em nossa civilização.

Aos 30 anos de trabalho, a Revista comemora cerca de 1.500 matérias publicadas, entre artigos, resenhas, entrevistas e debates. É um acervo considerável, disponível online no site http://revistapercurso.uol.com.br

Por fim, gostaríamos de destacar algumas práticas da revista que visam a torná-la ainda mais útil aos leitores:

  • debates semestrais entre autores e leitores de cada número;
  • um site pensado para ser de fácil navegação, do qual faz parte um Índice Temático indexando por assunto todas as matérias publicadas desde o número 1. Convidamos você a visitá-lo, e a usá-lo gratuitamente sempre que precisar de bibliografia para seus trabalhos.