Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para envio de artigos e resenhas


A apresentação de trabalhos para publicação na Revista Percurso pressupõe o conhecimento prévio e a aceitação, por parte do articulista, das seguintes normas:

1.Os artigos deverão ser encaminhados ao Conselho Editorial através do e-mail do Departamento de Psicanálise deptodepsicanalise@sedes.org.br. 

1.1 Os artigos enviados para publicação, sempre originais e inéditos, deverão ser antecedidos por duas páginas contendo, separadamente, os seguintes dados:

Página 1:
Título e nome do autor, sua qualificação (como deseja ser apresentado ao leitor), endereço (incluir CEP), telefones (incluir DDD) e e-mail. A página de rosto é destacada quando o artigo é remetido para avaliação, de modo a preservar, durante todo o processo, o sigilo quanto à identidade do autor.
Página 2:
Resumo do artigo enviado, com até cinco linhas, em português, e traduzido para o inglês, com redação ou revisão feita por um profissional da área. Enviar igualmente até seis palavras-chave, em português e inglês. Nesta segunda página também devem figurar o número exato de caracteres do texto, inclusive espaços, e a data de envio do artigo para a revista.
    
Em todas as páginas devem constar o número da página no canto superior direito, e, no cabeçalho, o título do trabalho.

1.2.        Os artigos enviados devem ter até 35 mil caracteres (com espaços), incluídas as notas de rodapé e não incluídas as referências bibliográficas do final. Trabalhos que excedam esses limites poderão ser devolvidos aos autores para que possam adequá-los  a esta norma de publicação, antes de qualquer avaliação.

1.3. Os artigos enviados fora das normas da revista serão devolvidos antes de serem avaliados, podendo ser reencaminhados mediante adequação às mesmas. 

2. As resenhas devem ser encaminhadas, via email, ao Conselho Editorial de Resenhas: 

Camila Salles- camila_salles@uol.com.br 
Sérgio Telles - setelles@uol.com.br 
Janaina Namba - jnambapimenta@gmail.com
Susan Markuszower - susanmark@uol.com.br 
Lia Novaes Serra - lianovaesserra@gmail.com
Elisabeth Antonelli - bethantonelli@uol.com.br

2.1  As resenhas enviadas para publicação, sempre originais e inéditas, deverão observar as seguintes especificações: 
                   
Página1:
Deverá conter o título da resenha, seguido da expressão “Resenha de”, nome do autor, título da obra em itálico, cidade, editora, ano de publicação e número de páginas. Exemplo: Freud, o fio e o pavio – Resenha de Chaim Samuel Katz, Freud e as psicoses: primeiros estudos, Rio de Janeiro, Xenon, 1994, 274 p.
Incluir também o número de caracteres e até seis palavras-chave da resenha (não é necessário apresentar resumo ou abstract).

Em todas as páginas devem constar o número da página e, no cabeçalho, o título do trabalho.

Na última página deve constar o nome do autor, sua qualificação (como deseja ser apresentado ao leitor), endereço (incluir CEP), telefones (incluir DDD) e e-mail. 


2.2 As resenhas devem ter até 20 mil caracteres (com espaços). Trabalhos que excedam esses limites poderão ser devolvidos aos autores para que possam adequá-los às normas de publicação, antes de qualquer avaliação.

3.Todos os artigos serão analisados em detalhe pelo plenário do Conselho Editorial de Artigos, que poderá, eventualmente, solicitar ao Conselho Científico Externo um ou mais pareceres. 
Todas as resenhas serão analisadas pelo Conselho Editorial de Resenhas.
Uma vez aceito o trabalho, um membro destes Conselhos Editoriais transmitirá ao autor do artigo ou resenha eventuais recomendações para mudanças na forma ou no conteúdo, a fim de adequá-lo aos padrões da revista. 

4. É indispensável seguir os padrões gráficos utilizados por Percurso:

- Destaques: o que merecer destaque deve vir em itálico; não utilizar sublinhado nem negrito.
- Intertítulos: colocar intertítulos para facilitar a leitura.
- Palavras estrangeiras e títulos de livros: devem vir em itálico, sem aspas, quando mencionados no texto.
- Títulos de artigos: devem vir entre aspas, em estilo normal, sem destaque.
- Citações: devem vir entre aspas, com chamada de nota de rodapé contendo a respectiva referência bibliográfica (ver tópico 5 para mais detalhe sobre as notas). As citações de até três linhas devem ser incluídas no corpo do texto; citações de quatro linhas ou mais devem ser destacadas do texto, em parágrafo escrito em fonte menor.

5. As notas deverão vir no rodapé da página em que figura a respectiva chamada, e ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. Podem ser explicativas ou bibliográficas; neste caso, seguir o formato europeu, como indicado abaixo:

• Nome do autor: 
Em ordem direta, com maiúsculas somente nas iniciais do nome e do sobrenome. Exemplos: S. Freud; M. Klein; D. W. Winnicott.
• Capítulos de livros: 
Título entre aspas, seguido do nome do livro em que aparecem e página citada precedida apenas da letra “p.” Exemplo: N. Bleichmar e C. Bleichmar, “Os pós-kleinianos: discussão e comentário”, in A Psicanálise depois de Freud, p. 286. Para livros sem menção a capítulo, apenas o título do livro em itálico e página.
• Artigos de revistas ou periódicos: 
Título entre aspas, seguido do nome da revista em itálico, indicando número ou volume, e página citada. Exemplo: R. Zygouris, “O olhar selvagem”, Percurso n. 11, p. 12. (Não se usa in antes do nome de um periódico).
• Textos citados mais de uma vez: 
A partir da segunda vez inclusive, colocar apenas nome do autor, a expressão op. cit. em itálico, e a página citada. Exemplos: R. Zygouris, op. cit., p. 73; Bleichmar e Bleichmar, op. cit., p. 289. Se entre a primeira e a segunda citação for citada OUTRA obra do mesmo autor, escolher uma forma simples de distinguir entre ambas. Exemplo: primeira citação, Marcia Neder, A arte de formar, p. 45; segunda citação, Marcia Neder, Psicanálise e educação: laços refeitos, p. 70; terceira citação, Bacha, Laços…, p. 90; quarta citação, Bacha, A arte…, p. 134; e assim sucessivamente.
• Referências bibliográficas: 
Ao final do trabalho, deverão constar as referências bibliográficas em ordem de sobrenome dos autores, seguidas pelos dados da obra. Exemplos: Levisky D. (2007). Um monge no divã. São Paulo: Casa do Psicólogo; Mezan R. (2002). Interfaces da Psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras. 

6. Uma vez publicado, cada autor receberá um exemplar do número em que o trabalho figura. Também receberá por e-mail o arquivo do seu texto no formato em que é apresentado na revista, e o arquivo da capa do número. Isto lhe permitirá imprimir separatas e a capa do respectivo número. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.