Na borda das palavras

Autores

  • Jean-Bertrand Pontalis Psicanalista

Resumo

Elaboração e edição: Andréa Carvalho Mendes de Almeida, Bela M. Sister, Danielle Melanie Breyton, Renata Puliti, Silvio Hotimsky, Susan Markuszower e Marcelo Marques.
Realização: Marcelo Marques, psicanalista brasileiro radicado na França, membro da Association Psychanalytique de France, a quem agradecemos por sua gentileza e disponibilidade.
Tradução: Andréa Carvalho Mendes de Almeida e Danielle Melanie Breyton.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean-Bertrand Pontalis, Psicanalista

Jean-Bertrand Pontalis, nascido em 1942, é filósofo de formação. Foi aluno de Jean-Paul Sartre, com quem colaborou na revista Les Temps Modernes, e professor de filosofia em diversos liceus antes de se aventurar na psicanálise. Iniciou sua análise com Jacques Lacan num momento efervescente do movimento psicanalítico francês e fez sua formação na então Sociétè Française de Psychanalyse, grupo dissidente da Sociétè Psychanalytique de Paris. Acompanhou os primeiros seminários de Lacan e todo o movimento em torno dele, turbulento período que reconhece como o de “uma espécie de reinvenção da psicanálise”. Porém, jamais foi um dos seus discípulos devotos, distanciando-se para ser um dos fundadores da Association Psychanalytique de France, em um momento de ruptura. Ainda iniciante na psicanálise empreendeu, com Jean Laplanche e a pedido de Daniel Lagache, a elaboração do Vocabulário de Psicanálise, publicado em 1967. É autor de vários outros títulos como Fantasmes Originaires, fantasmes des origines, origines du fantasmes, que escreveu com Jean Laplanche (1964); Après Freud (1965); Entre le rêve et la douleur (1977); Perdre de vue (1988); La force d’attraction (1990); Ce temps qui ne passe pas (1997) e alguns considerados mais literários, entretanto indissociáveis de sua obra psicanalítica, como L’amour des commencements (1986); Fenêtres (2000); Frère du précédent (2006); Elles (2007), entre outros. Como editor, membro do comitê de leituras das Éditions Gallimard, dirige a coleção Connaissance de l’inconscient, onde publicou a série Novas introduções de S. Freud, La Nouvelle Revue de Psychanalyse e Le temps de la réflexion. Dirige também a coleção literária L’un et l’autre.

Downloads

Publicado

30-06-2009

Como Citar

Pontalis, J.-B. (2009). Na borda das palavras. Percurso, 22(42), 117–138. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1156