À luz da criação - Sublimação e processo criativo

Autores

  • Sylvia R. Fernandes Psicanalista

Palavras-chave:

sublimação, processo de criação, Paulo Pasta

Resumo

O artigo procura articular a sublimação e o processo criativo, a partir da análise de alguns conceitos fundamentais como: as identificações, a formação do eu, os ideais e a construção significante. Esses conceitos serão abordados a partir da análise do processo de criação de um pintor contemporâneo brasileiro: Paulo Pasta. O material utilizado para a análise é constituído por diversos escritos e falas do artista e de sua produção pictórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sylvia R. Fernandes, Psicanalista

É psicanalista, doutora em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Referências

Florence J. (1994) As identificações. Roitman, A (org.). Rio de Janeiro: Relume Dumará.

Freud S. (1910/1980) “Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância”, vol. xl. In: Edição Standard Brasileira das obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.

______. (1913/1980) “O interesse científico da psicanálise”, vol. xlll. In: Edição Standard Brasileira das obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.

______. (1914/1980) “Sobre o narcisismo: uma introdução”, vol. xlv. In: Edição Standard Brasileira das obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.

______. (1921/1980) “Psicologia de grupo e análise do ego”, vol. xvlll. In: Edição Standard Brasileira das obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.

______. (1923/1980) “O ego e o id”, vol. xix. In: Edição Standard Brasileira das obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.

Lacan J. (1960/1991) O Seminário, livro 7: A Ética da Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

______. (1961) O Seminário, livro 9: A identificação. Inédito, 1961.

______. (1962-1963/2005) O Seminário, Livro 10: A angústia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar5.

______. (1998) Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Nasio J.-D. (1991) Os Sete Conceitos Cruciais da Psicanálise, 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Pasta P. (1993) Encontro com o artista. Vídeo produzido pelo Instituto Cultural Itaú. São Paulo, 1993.

______. (1998) Artista fala de artista: Paulo Pasta fala de Armando Reverón. Vídeo produzido por Museu de Arte Moderna – sp. São Paulo.

______. Paulo Pasta, entrevista a Nuno Ramos e Rodrigo Naves: “Um lugar para se poder estar”. São Paulo: Edusp, 1998.

______. (2002) Notas sobre a pintura. Dissertação de mestrado, eca-usp. São Paulo.

______. (2003) “Memória e matéria na pintura de Iberê Camargo”, in Salztein S. (org.). Diálogos com Iberê Camargo. São Paulo: Cosac Naify.

______. (2006) Paulo Pasta, São Paulo: Cosac Naify,.

______. (2006) Exposição Volpi no mam, debate Paulo Pasta e Rodrigo Naves. Vídeo produzido pelo Museu de Arte Moderna – sp. São Paulo.

______. (2007) Paulo Pasta traz jogo de ambiguidades. Jornal Folha de S.Paulo, caderno Ilustrada, 18.out.

Rivera T. (2002) Arte e psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Taillandier G. (1994) “Resenha do Seminário ‘A identificação’, de J. Lacan”. In Roitman A. (org.). As identificações: na clínica e na teoria psicanalítica. Rio de Janeiro: Relume Dumará.

Downloads

Publicado

30-06-2010

Como Citar

Fernandes, S. R. (2010). À luz da criação - Sublimação e processo criativo. Percurso, 23(44), 33–46. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1195