Autoria e autorização - formação do psicanalista e institucionalização da psicanálise

Autores

  • Noemi Moritz Kon Instituto Sedes Sapientiae
  • Rita Cardeal Instituto Sedes Sapientiae

Palavras-chave:

institucionalização da psicanálise, formação, transferência, ética, autoria, autorização

Resumo

Este artigo procura discutir os conceitos de autoria e autorização no interior do campo da psicanálise, partindo da experiência da Comissão de Admissão do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e tendo como eixo os conceitos de transferência e ética psicanalítica. Avalia a competência do dispositivo “Comissão de Admissão” como analisador crítico da qualidade formativa de nossa instituição, bem como em sua capacidade para acompanhar o momento de passagem e afirmação daqueles que se propõem como psicanalistas de nossa associação, ato que supõe autoria no fazer psicanalítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noemi Moritz Kon, Instituto Sedes Sapientiae

(Noni) é psicanalista, Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, Mestre e Doutora pelo Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e autora de Freud e seu Duplo. Reflexões entre Psicanálise e Arte (Edusp/Fapesp, 1996), A Viagem: da Literatura à Psicanálise (Companhia das Letras, 2006), organizadora de 125 contos de Guy de Maupassant (Companhia das Letras, 2009) e co-organizadora com Cristiane Curi Abud e Maria Lúcia da Silva de O racismo e no negro no Brasil: questões para a psicanálise (Perspectiva, 2017). Docente no curso "Conflito e Sintoma: Clínica Psicanalítica" do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Rita Cardeal, Instituto Sedes Sapientiae

É psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Referências

Cardoso V. G. (2004). Os im-passes na instituição psicanalítica. Cogito, vol. 5, cpb, Salvador, 2004.

Freud S. (1976). A história do movimento psicanalítico. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro; Imago, vol. xiv.

Kon N. M. (2003). A viagem: da literatura à psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras.

Lacan J. (1959-60/1988). O seminário, livro 7 – A ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

_____. (1960-61/1992). O seminário, livro 8 – A transferência. Rio de Janeiro; Jorge Zahar.

Downloads

Publicado

31-12-2010

Como Citar

Kon, N. M., & Cardeal, R. (2010). Autoria e autorização - formação do psicanalista e institucionalização da psicanálise. Percurso, 23(45), 69–80. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1225