Considerações sobre a sensorialidade na constituição do psiquismo

Autores

  • Marcia Regina Bozon de Campos Instituto Sedes Sapientiae

Palavras-chave:

psicanálise, corpo, sensorialidade, originário, teoria da sedução generalizada

Resumo

Através da teoria da sedução generalizada, Jean Laplanche apresenta a investigação da construção do originário na constituição subjetiva, partindo da hipótese de que o adulto, ao se ocupar do bem-estar e da sobrevivência da criança por meio dos cuidados dispensados ao seu corpo, envia-lhe mensagens enigmáticas, carregadas de conteúdos sexuais. Neste artigo procuro destacar a sensorialidade como campo de transição entre o biológico e o autoconservativo presente nesse processo e seus ecos na clínica psicanalítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Regina Bozon de Campos, Instituto Sedes Sapientiae

É psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, coordenadora dos cursos “Corpo: imagem corporal e identidade” e “O corpo na clínica” no mesmo instituto, mestre em comunicações e artes pelo IA/UNICAMP.

Referências

Aulagnier P. (2000). Nascimento de um corpo, origem de uma história. In ____. Corpo e História. São Paulo: Casa do Psicólogo.

____. (1979). A violência da interpretação – do pictograma ao enunciado. Rio de Janeiro: Imago.

Bleichmar S. (1994). A fundação do Inconsciente. Porto Alegre: Artes Médicas.

Freud S. (1895/1990). Projeto para uma psicologia científica. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. V. I. Rio de janeiro: Imago.

____. (1923/1990). O ego e o id e outros trabalhos. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. V. XIX. Rio de janeiro: Imago.

Labaki M. E. P. (2006). Sobre a sessão única e o rosto do analista – modulações na técnica. Percurso, v. 19, n. 36, p. 73-82.

Laplanche J. (1981). El inconsciente y el ello: problemáticas IV. Buenos Aires: Amorrortu.

____. (1992). Novos fundamentos para a psicanálise. São Paulo: Martins Fontes.

____. (1992). O inconsciente e o id. São Paulo: Martins Fontes.

____. (1988). Teoria da sedução generalizada. Porto Alegre: Artes Médicas.

____. (1997). Freud e a sexualidade: o desvio biologizante. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

____. (2015). Sexual. A sexualidade no sentido freudiano. Porto Alegre: Dublinense.

Winnicott D. W. (1979). A capacidade de estar só. In ____. O Ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. São Paulo: Artmed.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Como Citar

Campos, M. R. B. de. (2016). Considerações sobre a sensorialidade na constituição do psiquismo. Percurso, 29(56/57), 125–132. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/262