O projeto Santinho - o ritual fúnebre no centro dos interesses clínicos, políticos e estéticos da psicanálise

Autores

  • Marília Velano Instituto Sedes Sapientiae
  • Erica Azambuja Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

trabalho de luto, trabalho político, trabalho estético

Resumo

O projeto Santinho foi criado com o objetivo de promover, por meio da escuta psicanalítica, um dispositivo de ritualização da despedida dos mortos pela covid-19. O projeto está orientado por três diretrizes: a perspectiva do luto como um trabalho clínico, partindo da tradição psicanalítica freudiana do trabalho do sonho como protótipo do trabalho psíquico e formação do símbolo; o luto como um trabalho que é também político, em função do caráter indissociável entre sua dimensão psíquica e coletiva; e, por fim, o luto como um trabalho estético, na medida em que são também indissociáveis a experiência estética e a formação simbólica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Velano, Instituto Sedes Sapientiae

É psicanalista, coordenadora do projeto Santinho, professora do Departamento de Psicanálise com Criança do Instituto Sedes Sapientiae, doutoranda do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP).

Erica Azambuja, Universidade de Lisboa

É coordenadora do projeto Santinho, Psicanalista, Membro de Centro Português de Psicanálise, mestranda em Comunicação e Cultura pela Universidade de Lisboa.

Referências

Ariès P. (2013). O homem diante da morte. São Paulo: Editora da unesp.

Fédida P. (1978). L’absence. Paris: puf.

Freud S. (1900). A interpretação dos sonhos. Trad. P. C. d. Souza. Vol. 4. São Paulo: Freud, Sigmund, Obras Completas, 1856-1939.

____. (1917). Luto e melancolia. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Vol. 14). Rio de Janeiro: Imago.

Goldberg L. Atitudes perante a morte nos websites de redes sociais: um estudo sobre o luto. Tese (Doutorado em Psicologia Social). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=17&Itemid=160&id=C7A7E41CBEFC&lang=pt-br>.

Milner M. (1987). A loucura suprimida do homem são. Rio de Janeiro: Imago

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

Velano, M., & Azambuja, E. (2020). O projeto Santinho - o ritual fúnebre no centro dos interesses clínicos, políticos e estéticos da psicanálise. Percurso, 32(65), 55–62. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/69