Luís Carlos Menezes

A lucidez como ideal

Autores

  • Renato Mezan Instituto Sedes Sapientiae

Resumo

Luís Carlos Menezes é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, no qual deu aulas, supervisões e seminários por mais de dez anos. Também é membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, à qual se afi liou após seu regresso da França, e da qual foi eleito presidente no ano de 2005. Naquele país fez a sua formação, entre outros, com J. B. Pontalis, P. Fédida e Marianne Lagache. O percurso deste colega vindo da Psiquiatria, com uma passagem pelos laboratórios de Biologia do Conseil National de la Recherche Scientifi que, é dos mais interessantes. Ao longo dos anos, seu talento de polemista e a solidez de seus conhecimentos o tornaram uma espécie de porta-voz de Freud e da Psicanálise francesa entre os analistas de inclinação mais britânica da Sociedade; por outro lado, no Sedes de Regina Schnaiderman, seu enraizamento no modo francês de fazer e de pensar a Psicanálise cabia como uma luva. Autor de artigos importantes, reunidos em livro (Fundamentos de uma Clínica Freudiana, Escuta, 2002), participante ativo do movimento paulista – esteve por exemplo na origem das visitas de Pierre Fédida à nossa cidade – e agudo observador da cena analítica mundial, Menezes conta nesta entrevista um pouco da sua trajetória, discute questões clínicas, sociais e teóricas, e conta histórias saborosas. Vamos ouvi-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Mezan, Instituto Sedes Sapientiae

É psicanalista, membro Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professor titular da PUC/SP, e autor de vários livros, entre os quais O tronco e os ramos: estudos de história da Psicanálise (Companhia das Letras).

Downloads

Publicado

30-06-2006

Como Citar

Mezan, R. (2006). Luís Carlos Menezes: A lucidez como ideal. Percurso, 19(36), 109–120. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1008

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5