Pensando modos de perversão na clínica

Autores

  • Leda Maria Codeço Barone Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo
  • Luciana Saddi Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo
  • Magda Guimarães Khouri Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

Palavras-chave:

supervisão, clínica, perversão, absurdo, teorização da clínica, crença

Resumo

O trabalho relata uma supervisão com Fabio Herrmann, em que se discutem modos de perversão na clínica. Procura acompanhar o movimento da supervisão, numa tentativa de revelar os caminhos percorridos na teorização da clínica. Reconhece a dificuldade que os pacientes com funcionamento típico da psicopatia trazem ao analista e discute o manejo técnico nesses casos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leda Maria Codeço Barone, Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

É psicanalista do Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), Editora do Jornal de Psicanálise da SBPSP, Profa. do Centro Universitário FIEO.

Luciana Saddi, Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

É psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, autora do livro O amor leva a um liquidificador (Casa do Psicólogo).

Magda Guimarães Khouri, Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

É psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Diretora de Comunidade e Cultura da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP).

Referências

Birman J. (2001). A psicopatologia na pós-modernidade. As alquimias no malestar da atualidade. In: Mal-estar na atualidade. A psicanálise e as novas formas de subjetivação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Herrmann F. (1998). Psicanálise da crença. Porto Alegre: Artes Médicas.

____ (1991). Clínica psicanalítica. A arte da interpretação. São Paulo: Brasiliense.

Freud S. (1985). Delírios e sonhos na Gradiva de Jensen. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. IX. Rio de Janeiro: Imago.

Diatkine G. (1986). El riesgo psicopatico en el niño. In: Las transformaciones de la psicopatia. Madri: Tecnipublicaciones.

Downloads

Publicado

29-06-2007

Como Citar

Barone, L. M. C., Saddi, L., & Khouri, M. G. (2007). Pensando modos de perversão na clínica. Percurso, 20(38), 39–46. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1042