O impensado de Leda Herrmann - sobre a morte do autor e o nascimento do leitor
Palavras-chave:
autor, leitor, obra, recepção, Teoria dos Campos, Fabio HerrmannResumo
O artigo analisa as relações entre autor, obra e leitor, com base na leitura realizada por Leda Herrmann da obra de Fabio Herrmann. Impõe-se como relevante a noção fenomenológica de “impensado”, que signifi ca não aquilo que uma obra deixou de pensar, mas o que ela, ao pensar, dá a pensar. Considera-se que o ato de ler cria um campo enigmático que demanda mais interrogação, abrindo a obra lida para o diálogo com outros autores.
Downloads
Referências
Barthes R. (1968/1988). A morte do autor. In: O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense.
Chauí M. (2002). Experiência do pensamento. São Paulo: Martins Fontes.
Green A. (1994). Revelações do inacabado. Sobre o cartão de Londres de Leonardo da Vinci. Rio de Janeiro: Imago.
Foucault M. (1969/1992). O que é um autor? Lisboa: Vega/Passagens.
Goldmann L. (1956). Le Dieu caché. Paris: Gallimard.
Herrmann F. (2001). Introdução à Teoria dos Campos. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Herrmann L. (2005). Andaimes do real – construção de um pensamento. São Paulo, tese de doutoramento, PUCSP (no prelo).
Lefort C. (1972). Le travail de l’oeuvre. Machiavel. Paris: Gallimard.
____ (1979). As formas da história. São Paulo: Brasiliense.
Marton S. (2005). A irrecusável busca de sentido. São Paulo/Ijuí: Ateliê/Ijuí.
Merleau-Ponty M. (1964). Le visible et l’invisible. Paris: Gallimard.
____ (1960). Le philosophe et son ombre. In: Signes. Paris: Gallimard.