Fragmentos da análise de Rafael - a singularidade do trabalho de historiar
Palavras-chave:
identificações, permanência, mudança, complexo de Édipo, imagos paterna e maternaResumo
Este trabalho, exposto à Comissão de Admissão do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae em 2006, focaliza a problemática da permanência e da mudança no registro das identificações. Baseado nas idéias de Piera Aulagnier, mostra – por meio do relato detalhado de um longo percurso analítico – de que modo o mergulho na própria história contribui para o remanejamento das identificações e para a aquisição de uma maior liberdade interior.
Downloads
Referências
Aulagnier P. (1976) A propôs du transfert: le risque d’excès et l’illusion mortifère. In: Coll. Savoir, faire, espérer. Bruxelas: Publicações das Faculdades Universitárias Saint-Louis.
_____ (1989) Historiadores em busca de provas. In: O aprendiz de historiador e o mestre-feiticeiro. Do discurso identifi cante ao discurso delirante. São Paulo: Escuta.
_____ (1989) O conceito de potencialidade e o efeito de encontro. In: O aprendiz de historiador e o mestre-feiticeiro. Do discurso identifi cante ao discurso delirante. São Paulo: Escuta.
_____ (1989) As primeiras entrevistas e os movimentos de abertura. In: O aprendiz de historiador e o mestre-feiticeiro. Do discurso identifi cante ao discurso delirante. São Paulo: Escuta.
_____ (1989) Um discurso no lugar do “Ifans” (To-T1). In: O aprendiz de historiador e o mestre-feiticeiro. Do discurso identifi cante ao discurso delirante. São Paulo: Escuta.
_____ (1990) A propósito da realidade: saber ou certeza. In: Um intérprete em busca de sentido I. São Paulo: Escuta.
_____ (1990) Os dois princípios do funcionamento identificatório: permanência e mudança. In: Um intérprete em busca de sentido II. São Paulo: Escuta.
_____ (1990) Condenado a investir. In: Um intérprete em busca de sentido I. São Paulo: Escuta.
_____ (1996) O tempo da interpretação. Revista Psicanálise e Universidade n.4, São Paulo.