Grupo terapêutico com crianças e a configuração do espaço potencial

Autores

  • Michele Araújo Santos Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

grupo terapêutico, psicanálise com crianças, Winnicott, espaço transicional

Resumo

O presente artigo traz uma articulação entre o conceito winnicottiano de espaço potencial e fragmentos de experiência clínica num grupo com crianças. Analisa a função do grupo em constituir um espaço no qual tem papel de destaque o brincar. Este é considerado como capacidade que se desenvolve sob condições favoráveis do ambiente relacional, num espaço de relaxamento, confiança, criação e compartilhamento.

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Biografia do Autor

Michele Araújo Santos, Universidade Federal de Pernambuco

É psicóloga clínica, mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Referências

Prado A. (1991). Poesia reunida. São Paulo: Siciliano.

Santos M. A. (1999). A constituição do mundo psíquico na concepção winnicottiana: uma contribuição à clínica das psicoses”, Psicologia: Reflexão e Crítica, v.12, nº. 3, Porto Alegre. Disponível em:.

Winnicott D. W. (1975). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago.

_____. (2000). Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago.

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Publicado

30-06-2008

Como Citar

Santos, M. A. (2008). Grupo terapêutico com crianças e a configuração do espaço potencial. Percurso, 21(40), 103–110. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1104