Uma lente de aumento sobre o feminino no século XXI

Autores

  • Malvine Zalcberg Psicanalista
  • Tales A. M. Ab’Sáber Universidade de São Paulo
  • Christian Ingo Lenz Dunker Universidade de São Paulo
  • Silvia Leonor Alonso Instituto Sedes Sapientiae

Resumo

Não há dúvida de que neste século a mulher protagonizou mudanças importantes no cenário sócio-político ocidental, cuja extensão nem sempre é fácil dimensionar. O acesso ao controle da procriação, por exemplo, revolucionou os registros da sexualidade, do casamento e da família. Por outro lado, há grandes divergências entre os psicanalistas quanto ao alcance dessas transformações na constituição subjetiva do feminino. A II Jornada Temática – Interlocuções sobre o feminino na clínica, na teoria, na cultura, realizada em maio de2007 pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, reuniu trabalhos com o propósito de debater e refletir sobre o teor dessas mudanças, utilizando e questionando o instrumental teórico da psicanálise. No intuito de prosseguir as discussões ali suscitadas, pedimos a alguns colegas que respondessem à seguinte questão: A progressiva conquista de espaço público trouxe uma infinidade de ganhos para a mulher, mas exigiu-lhe mudanças em sua posição subjetiva, criando novos impasses e conflitos na construção de sua sexualidade, já marcada pelo difícil desligamento da figura materna e pela conquista do amor paterno. Até que ponto devemos concordar com André Green, o qual, em seu artigo “Agressão, feminilidade, paranóia, realidade” [1], afirma que “Embora o acesso conquistado pelas mulheres a atividades anteriormente restritas a homens tenha atenuado as diferenças entre os sexos no âmbito social, num nível mais amplo tal diminuição revela-se como superficial. É preciso levar em conta o que Freud disse acerca do ‘repúdio à feminilidade’ presente em ambos os sexos”. Nos textos que se seguem, temos quatro elaborações a respeito desse tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Malvine Zalcberg, Psicanalista

É psicanalista e doutora em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Tales A. M. Ab’Sáber, Universidade de São Paulo

É psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise, professor do curso de Psicopatologia e Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo (USP). É autor de O sonhar restaurado – formas do sonhar em Bion, Winnicott e Freud (Prêmio Jabuti 2006).

Christian Ingo Lenz Dunker, Universidade de São Paulo

É psicanalista, livredocente do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Fórum do Campo Lacaniano. Autor de Lacan e a clínica da interpretação (Hacker, 1996) e O cálculo neurótico do gozo (Escuta, 2002).

Silvia Leonor Alonso, Instituto Sedes Sapientiae

É psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise e professora do Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, onde coordena o grupo de trabalho e pesquisa “O feminino e o imaginário cultural contemporâneo”.

Downloads

Publicado

30-06-2008

Como Citar

Zalcberg, M., Ab’Sáber, T. A. M., Dunker, C. I. L., & Alonso, S. L. (2008). Uma lente de aumento sobre o feminino no século XXI. Percurso, 21(40), 139–148. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1107