O que vive em nós

Autores

  • Emerson Souza (Guarani) Universidade de São Paulo
  • Juliana Rosalen Universidade de São Paulo
  • Lucila de Jesus Mello Gonçalves Instituto Sedes Sapientiae
  • Priscila Ambrósio Moreira Museu do Índio
  • Thiago Barbalho Artista visual
  • Maria Rita Bicalho Kehl Psicanalista

Resumo

Realização: Camila Junqueira, Cristiane Abud Curi, Gisela Haddad, Ivy Semiguem, Thiago Majolo e Vera Zimmermann

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Souza (Guarani), Universidade de São Paulo

É mestre e doutorando em Antropologia Social pela PPGAS/USP e professor de Sociologia da Rede Estadual de Educação de São Paulo. Sua dissertação de mestrado Povos Indígenas na Metrópole: movimento, universidade e invisibilidade na maior cidade da América está disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-10062021-192302/en.php>.

Juliana Rosalen, Universidade de São Paulo

É doutora (2018) e mestre (2005) em Antropologia Social pela USP, pesquisadora da Antropologia da Saúde junto aos Wajãpi do Amapari (AP) desde 1998, é sócia fundadora do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena e atualmente coordenadora adjunta do Programa Wajãpi. Desde 2007 é responsável pela formação dos Agentes de Saúde Wajãpi em parceria com o DSEI Amapá e Norte do Pará. Sua experiência na área de Antropologia tem ênfase na etnologia indígena amazônica em temas como saúde indígena; concepções de pessoa; cosmologias ameríndias; estados alterados; medicalização e políticas de saúde indígena

Lucila de Jesus Mello Gonçalves, Instituto Sedes Sapientiae

É psicóloga e psicanalista, mestre em Saúde Pública e doutora em Psicologia Social. É membro do Espaço Potencial do Instituto Sedes Sapientiae e professora do curso “Winnicott: experiência e pensamento” no mesmo Instituto. É autora do livro Na fronteira das relações de cuidado em saúde indígena (Annablume/Fapesp, 2011) e Ponte (Patuá, 2018).

Priscila Ambrósio Moreira, Museu do Índio

É bióloga (UFPR), com mestrado em Recursos Genéticos Vegetais (UFSC) e doutorado no programa de Botânica da Amazônia (INPA). Colabora como etnobotânica no projeto ProDocult, Museu do Índio (FUNAI).

Thiago Barbalho, Artista visual

É artista visual e escritor com formação em filosofia e antropologia. Publicou os livros Um homem bom, Doritos e Thiago Barbalho vai para o fundo do poço. Seus trabalhos já foram expostos em São Paulo, Londres e Lisboa, entre outros.

Maria Rita Bicalho Kehl, Psicanalista

É psicanalista e escritora, atuou como psicanalista na Escola Nacional Florestan Fernandes do Movimento Sem-Terra (MST) (2006/2011), participou da Comissão Nacional da Verdade (2012/2014), que investigou as graves violações de direitos humanos promovidas pela ditadura militar, contra camponeses e povos indígenas. É autora, entre outros livros, de Deslocamentos do Feminino, Ressentimento, O tempo e o cão – atualidade das depressões (Prêmio Jabuti do ano de 2010 na categoria não ficção), Bovarismo brasileiro (Boitempo).

Downloads

Publicado

30-06-2021

Como Citar

Souza (Guarani), E., Rosalen, J., Gonçalves, L. de J. M., Moreira, P. A., Barbalho, T., & Kehl, M. R. B. (2021). O que vive em nós. Percurso, 33(66), 125–140. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/112