Sophie de Mijolla-Mellor

Da Filosofia à Psicanálise

Autores

  • Renato Mezan Instituto Sedes Sapientiae
  • Luiz Laureano Gouvea de Miranda
  • Marília Etienne Arreguy Universidade Federal Fluminense

Resumo

Em abril de 2008, Sophie de Mijolla-Mellor esteve no Brasil para uma série de conferências no Rio e em São Paulo. A carreira desta psicanalista francesa a fez acompanhar a evolução da nossa disciplina em momentos de grande densidade política, teórica e clínica: nos últimos quarenta anos, muita água correu sob as pontes do Sena. Como ela mesma conta a seguir, sua opção inicial era a Filo­sofia. Em 1970, quando terminou seus estudos e começou a lecionar no secundário, a Universidade estava em polvorosa devido aos então recentes acontecimentos de Maio de 68. Convidada a participar de um projeto inovador, o do Departamento de Ciências Humanas Clínicas em Paris vii, desenvolveu ali – junto a Pierre Fédida, Jean Laplanche e outros – uma sólida carreira de professora, orientadora e pesquisadora. No momento, dirige naquela unidade a École Doctorale “Recherches em Psychanalyse”, na qual, em virtude de seu interesse pelos intercâmbios internacionais, acolhe muitos estudantes estrangeiros, especialmente da América Latina e do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Mezan, Instituto Sedes Sapientiae

É psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, e professor titular da PUC-SP. Coordena a revista Percurso e é autor de Escuta clínica (Casa do Psicólogo) e Figuras da teoria psicanalítica (Escuta), entre outros.

Luiz Laureano Gouvea de Miranda

É graduado em Letras (Francês-Português) pela UFF; Especialista em Tradução de Língua Francesa – UFF; atuando profissionalmente na Mediateca da Maison de France ligada ao Consulado Geral da França no
Rio de Janeiro.

Marília Etienne Arreguy, Universidade Federal Fluminense

É especialista em tradução de Língua Francesa – UFF; doutora em pesquisas em Psicanálise e Psicopatologia – Universidade Paris VII e em Saúde Coletiva – IMS-UERJ; professora substituta na Faculdade de Educação da UFF; psicanalista da UTI Neonatal do HUPE – UERJ.

Downloads

Publicado

31-12-2008

Como Citar

Mezan, R., Miranda, L. L. G. de, & Arreguy, M. E. (2008). Sophie de Mijolla-Mellor: Da Filosofia à Psicanálise. Percurso, 21(41), 103–112. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1132

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5