Um lugar na contramão: movimentos regressivos para o analista.

Autores

  • Sérgio Zlotnic Universidade de São Paulo
  • Marília Marra de Almeida Universidade de São Paulo
  • Nelson da Silva Junior Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

regressão, trauma, clivagem, recalque, Ferenczi, Winnicott

Resumo

Este artigo considera o fator econômico na clínica psicanalítica a partir de uma articulação entre implicações clínicas do conceito de pulsão de morte, ideais sobre o trauma em Ferenczi e movimentos de regressão envolvidos nos processos do sonho. Está em foco o trabalho de Freud de 1920, “Além do Princípio do Prazer”, na perspectiva de um retorno freudo-ferencziano da psicanálise atual, ou seja, retorno à escola de Ferenczi, em sintonia com a escritura freudiana. Os movimentos regressivos do psiquismo serão o elo teórico cuja implicação técnica é discutida. Finalmente, pretende-se estabelecer uma articulação entre o sonho e a atenção-flutuante a fim de mapear o lugar do analista na clínica da psicanálise: um lugar na contramão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Zlotnic, Universidade de São Paulo

É psicanalista, doutor em Psicologia pelo IPUSP, pesquisador em pos-doc sobre o tema: “A metapsicologia da atenção flutuante”, com apoio da FAPESP.

Marília Marra de Almeida, Universidade de São Paulo

É psicóloga, mestranda pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), Bolsista do CNPq.

Nelson da Silva Junior, Universidade de São Paulo

É psicanalista, doutor pela Universidade Paris VII, professor livre-docente do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), professor visitante da Université de Bretagne Occidentale, professor do Curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Autor dos livros Le fictionnel en psychanalyse. Une étude à partir de l’oeuvre de Fernando Pessoa (Presses Universitaires du Septentrion, 2000) e Linguagens e pensamento. A lógica na razão e desrazão (Casa do Psicólogo, 2007).

Referências

Balint M. (1993). A falha básica. Aspectos terapêuticos da regressão. Porto Alegre: Artes Médicas.

Birman J. (1991). Freud e a interpretação psicanalítica. (A Constituição da Psicanálise – Segunda parte). Rio de Janeiro: Relume Dumará.

_____. (1995). Sujeito e estilo em psicanálise. Sobre o indeterminismo da pulsão no discurso freudiano. In: Moura A. H., org. As pulsões. São Paulo: Escuta.

Chertok L.; Stengers I. (1989). O coração e a razão – a hipnose de Lavoisier a Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Fédida P. (1989). Modalidades da comunicação na transferência e momentos críticos da contratransferência. In: Fédida P. , org. Comunicação e representação. São Paulo: Escuta, p. 91-123.

Ferenczi S. (1928/1992). Elasticidade da técnica psicanalítica. In: Obras completas. São Paulo: Martins Fontes, vol. 4.

_____. (1930/1992). Princípio de relaxamento e neocatarse. In: Obras completas. São Paulo: Martins Fontes.

_____. (1933/1992). Confusão de língua entre os adultos e a criança. In: Obras completas. São Paulo: Martins Fontes.

Figueiredo L. C. (1999). Palavras cruzadas entre Freud e Ferenczi. São Paulo: Escuta.

_____. (2001a). Modernidade, trauma e dissociação: a questão do sentido hoje. In: Bezerra Junior B.; Plastino C. A., orgs. Corpo, afeto e linguagem. A questão do sentido hoje. Rio de Janeiro: Contra Capa, p. 219-44.

______. (2001b). A clínica borderline [Palestra apresentada originalmente no Laboratório de Psicopatologia Fundamental da Faculdade de Medicina da Unicamp, Campinas, novembro, 1999]. Publicada com acréscimos In: Encontro de Psicoterapia. Universidade de São Paulo, Anais, São Paulo, Universidade de São Paulo.

Freud S. (1891/1979). A interpretação das afasias. Lisboa: Edições 70.

______. (1892-1899/1976). Extratos dos documentos dirigidos a Fliess. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol. I.

______. (1895/1976). Estudos sobre a histeria. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol. 2 [incluindo os trabalhos Comunicação Preliminar, Os Casos Clínicos e A Psicoterapia da Histeria].

______. (1900/1976). A interpretação dos sonhos. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol. 4-5.

______. (1905/1976). Tratamento psíquico (ou mental). Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol. 7.

______. (1912/1976). Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol. 12.

______. (1917/1976). Um suplemento metapsicológico à teoria dos sonhos [parte dos “Artigos sobre metapsicologia”, 1914-1916]. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol. 14.

______. (1920/1976). Além do princípio do prazer. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol. 18.

______. (1939/1976). Moisés e o monoteísmo. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol. 23.

Laplanche J. (1997). Problemáticas i – A angústia. São Paulo: Martins Fontes.

_____; Pontalis J.-B. (1983). Vocabulário de Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes.

Menezes L. C. (1995). Freud e Jung: a teoria da libido em questão – mesa-redonda O soma – fonte de dissidências, Luiz Carlos Uchoa Junqueira Filho, org., Corpo Mente: uma fronteira móvel.

_____. (1997). Além do princípio do prazer: a técnica em questão. In: Alonso S.; Leal A., orgs. Freud, um ciclo de leituras. São Paulo: Escuta.

Penot, B. (1992). Figuras da recusa. Porto Alegre: Artes Médicas.

Saramago J. (1991). O Evangelho segundo Jesus Cristo. São Paulo: Companhia das Letras.

Zlotnic S. (1998). Considerações sobre o homem dos ratos: qual o lugar da mãe? Percurso, n. XX, ago., p. 49-55.

_____. (1999). Associação livre nas bordas do ser-aí – o olhar fenomenológico: observando fenômenos opacos. Revista de psicanálise Pulsional,

ano XII, n. 122, jun., p, 55-61.

_________. (2007). O percurso de Freud e a Psicanálise. Percurso, n. XXXIX, dez., p. 17­24.

________. (2002). Um estudo sobre a técnica na psicanálise freudiana: contribuições à metapsicologia da atenção flutuante. Tese (doutorado) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

30-06-2009

Como Citar

Zlotnic, S., Almeida, M. M. de, & Silva Junior, N. da. (2009). Um lugar na contramão: movimentos regressivos para o analista. Percurso, 22(42), 43–56. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1147