O erro como desvelamento e limite

Autores

  • Maria Lucia Homem Fundação Armando Alvares Penteado

Palavras-chave:

erro, psicanálise, dicotomia, complexidade, limite, Lacan

Resumo

O artigo aborda a questão do erro a partir de uma tradição dualista de pensamento que pretende se estruturar em pares antagônicos. O texto se encaminha no sentido de colocar em xeque tal dicotomia, relacionando essas vertentes com o advento da modernidade e a releitura do erro como possível desvelamento e posicionamento subjetivo. Desse encadeamento, ao final, interroga a possibilidade de estabelecimento de um estatuto de erro que serviria como limite real ao infinito jogo de oposições. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia Homem, Fundação Armando Alvares Penteado

É psicanalista, com pós-graduação em Psicanálise e Estética pela Universidade de Paris VIII / Collège International de Philosophie, e pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É professora nas áreas de Psicanálise, Cinema e Comunicação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Participou com capítulos nos livros Leitores e leituras de Clarice Lispector (Hedra, 2004) e Estranhas Travessias (Edifieo, 2004), entre outros.

Referências

Costa N. (2008). Ensaio sobre os fundamentos da lógica. 3. ed. São Paulo: Hucitec.

Frege G. (2002). Investigações lógicas. Porto Alegre: Edipucrs.

Freud S. (1976). A psicopatologia da vida cotidiana. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol. VI.

_____. (1996). Análise terminável e interminável. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, vol. XXIII.

Lacan J. (1998). Le séminaire, Livre V, Les formations de l'inconscient. Paris: Seuil.

_____. (2005). Le Séminaire, Livre XXIII, Le sinthome. Paris: Seuil.

Nietzsche F. (2005). Além do bem e do mal. São Paulo: Cia. das Letras.

Downloads

Publicado

30-06-2009

Como Citar

Homem, M. L. (2009). O erro como desvelamento e limite. Percurso, 22(42), 67–74. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1149