A religião, a ciência e a Psicanálise

Autores

  • Sidi Askofaré École de Psychanalyse des Foruns du Champ Lacanien

Palavras-chave:

genealogia da Psicanálise, ciência, religião, Kant, dialética, Lacan

Resumo

Tradução: Fernanda Mendes 
Revisão: Eliana Borges Pereira Leite e Renato Mezan

Esta conferência foi dada na Universidade Veiga de Almeida, a convite de Maria Anita Carneiro, Antonio Quinet e Carmen Rodrigues Tauch (novembro de 2006). Examina as articulações entre a religião, a ciência e a psicanálise segundo três perspectivas: histórica, crítica – no sentido kantiano – e psicanalítica. Em um cenário contemporâneo no qual os discursos tecnocientíficos colonizam a subjetividade e se manifesta o retorno do fundamentalismo religioso, qual o lugar possível para a Psicanálise? O autor considera que não se pode compreendê -la sem a situar quanto à sua genealogia, pois, sem ser nem religião nem ciência, ela foi determinada por ambas. É preciso identificar o que na Psicanálise se apresenta como retorno do religioso e do científico, para que a direção do tratamento seja a da emancipação do sujeito tanto em relação ao discurso da religião quanto ao discurso da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidi Askofaré, École de Psychanalyse des Foruns du Champ Lacanien

É psicanalista da École de Psychanalyse des Foruns du Champ Lacanien, diretor do Departamento “Découverte Freudienne” da Universidade de Tolouse 2 (Le Mirail), e diretor de pesquisa do Laboratório de Psicopatologia Clínica e Psicanálise das universidades de Toulouse 2, Provence e Paul Valéry (Montpellier).

Referências

Canguilhem G. (1968). Qu'est-ce que la psychologie? In Études d'histoire et de philosophie des sciences. Paris: Vrin.

Debray R. (2005). Les communions humaines. Pour en fi nir avec "la religion". Paris: Fayard.

Lacan J. (1974). Télévision. Paris: Le Seuil.

_____. (2002). Les complexes familiaux dans la formation de l'individu. In Autres écrits. Paris: Le Seuil.

Downloads

Publicado

31-12-2009

Como Citar

Askofaré, S. (2009). A religião, a ciência e a Psicanálise. Percurso, 22(43), 9–16. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1170