A chegada da peste

Cem anos da viagem de Freud aos EUA (1909 -2009)

Autores

  • Myriam Chinalli Instituto Sedes Sapientiae

Palavras-chave:

história da psicanálise, psicanálise nos EUA, transmissão e popularização da psicanálise

Resumo

Este trabalho pretende relatar os fatos que marcaram a viagem de Freud aos Estados Unidos, assim como os que antecederam o convite de Stanley Hall, professor da Clarke University de Manchester, em Massachussets. Mostra, também, a importância da viagem para a difusão da ainda desconhecida psicanálise, para o estabelecimento de relações, futuros encontros, trocas e alianças. Evidencia que, de certa forma, as Cinco lições de psicanálise -- conferências que passaram desde então a ser traduzidas em diversos idiomas -- garantiram que os fundamentos da nova ciência fossem amplamente divulgados. Fala também das inquietações freudianas a respeito de como a psicanálise estaria sendo absorvida pelos americanos e dos desdobramentos nos Estados Unidos decorrentes da viagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Myriam Chinalli, Instituto Sedes Sapientiae

É psicanalista do Instituto Sedes Sapientiae, editora e escritora.

Referências

Di Matteo V. (1983). A influência filosófica no pensamento freudiano. Revista Simposium, v.24, n.2.

Jones E. (1979). Trad. Marco Aurélio de Moura Mattos. Vida e obra de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Guanabara, p.385 - 415.

Ricci G. (2005). Trad. Eliana Aguiar. As cidades de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p. 131 -43.

Roudinesco E.; Plon M. (1998). Trad. Vera Ribeiro, Lucy Magalhães. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p. 195 -201.

Downloads

Publicado

31-12-2009

Como Citar

Chinalli, M. (2009). A chegada da peste: Cem anos da viagem de Freud aos EUA (1909 -2009). Percurso, 22(43), 37–46. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1171