A depressão transmitida através da relação de dependência revertida na díade mãe-bebê

Autores

  • Maria Cecília Pereira da Silva Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

Palavras-chave:

dependência, dependência revertida, objeto transicional, díade mãe-bebê, relação analítica, depressão

Resumo

Este trabalho procura discutir, sob o vértice da teoria winnicottiana, a demanda de dependência que se apresenta na díade mãe-bebê e suas derivações na relação analítica, o manejo da técnica psicanalítica e a compreensão da dinâmica emocional que pode vir a se estabelecer na relação transferencial. Destaca a relação de dependência revertida como geradora e transmissora de uma experiência emocional depressiva difícil de ser transponível sem um trabalho analítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Pereira da Silva, Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

É membro efetivo, Analista de criança e adolescente e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), com pós-doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), membro do Departamento de Psicanálise de Criança, professora do curso de Introdução à Intervenção Precoce na Relação Pais-Bebê do Instituto Sedes Sapientiae, participante do Setor de Saúde Mental do Depto. de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Referências

Dias E. O. (1994). Aquém do Princípio do Prazer, Anais do III Encontro Latino- Americano Sobre o Pensamento de Winnicott.

_____. (1994). A regressão à dependência e o uso terapêutico da falha do analista, Percurso, ano VII, n. 13, São Paulo.

Goldstein R. Z. (1981/1994). O objeto transicional de Winnicott. In: Baranger W. et al. Contribuições ao conceito de objeto em psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo/ Clínica de Psicanálise Roberto Azevedo.

_____. (1994). El niño como objeto transicional de la madre: demanda de dependencia revertida, Anais do iii Encontro Latino-Americano Sobre o Pensamento de Winnicott.

Racker H. (1992). Estudos sobre técnica psicanalítica. Porto Alegre: Artes Médicas.

Silva M.C.P. (2003). A herança psíquica na clínica psicanalítica. São Paulo: Casa do Psicólogo/fapesp.

Winnicott, D.W. (1950-5/1988). A agressividade em relação ao desenvolvimento emocional. In: Textos selecionados: da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

_____. (1951/ 1988). Objetos transicionais e fenômenos transicionais. In: Textos selecionados: da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, p. 389-408.

_____. (1953/1975). Objetos transicionais e fenômenos transicionais. In: O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, p. 16.

_____. (1960/ 1990). Teoria do relacionamento paterno-infantil. In: O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 38-54.

_____. (1960a/1993). O relacionamento inicial entre uma mãe e seu bebê. In: A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Imago, p. 22.

_____. (1962/1983). Os objetivos do tratamento psicanalítico. In: O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 152-155.

_____. (1963/1983). Dependência no cuidado do lactente, no cuidado da criança e na situação psicanalítica. In: O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 225-233.

_____. (1967/1975). O papel de espelho da mãe e da família no desenvolvimento infantil. In: O brincar e a realidade. Rio de Janeiro, Imago, p. 155.

Downloads

Publicado

30-06-2010

Como Citar

Silva, M. C. P. da. (2010). A depressão transmitida através da relação de dependência revertida na díade mãe-bebê. Percurso, 23(44), 125–132. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1202

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)