Trinta maneiras de destruir a criatividade dos candidatos à psicanálise

Autores

  • Otto Kernberg Weill Cornell Medical College
  • Sérgio Telles

Palavras-chave:

transmissão da psicanálise, formação do psicanalista, crítica institucional, criatividade

Resumo

O autor examina aspectos formais da formação psicanalítica que fomentam ou inibem a criatividade no trabalho dos candidatos. Cita trinta características dos institutos psicanalíticos que inibem a criatividade dos candidatos em seu trabalho e que, indiretamente, lançam luz sobre problemas da formação psicanalítica que requerem nossa atenção. Tais características incluem o fazer, sistematicamente, mais lento o progresso institucional dos candidatos; o ensino repetitivo e inquestionável dos artigos mais importantes de Freud; tendências monolíticas quanto aos enfoques teóricos; isolamento dos candidatos em relação às atividades profissionais e científicas da Sociedade Psicanalítica; incremento das relações hieráticas entre os docentes de psicanálise; rituais de graduação; desestímulo de contribuições originais por parte dos candidatos; isolamento intelectual dos institutos; falta de apresentação de trabalhos clínicos pelos membros docentes de mais experiência; descuido do estudo das controvérsias relativas à técnica psicanalítica; características “paranoiagénicas” da relação entre docentes em relação aos requisitos exigidos aos candidatos; o sistema “convoy” (de super-proteção); descuido do estudo dos limites científicos e culturais e das aplicações da psicanálise e efeitos dos conflitos institucionais sobre a admissão de analistas em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otto Kernberg, Weill Cornell Medical College

É psicanalista e professor no Weill Cornell Medical College, conhecido pelas suas teorias sobre a organização da personalidade borderline e as patologias narcísicas. Foi presidente da International Psychoanalytical Association (ipa). Recebeu os prêmios Heinz Hartmann da New York Psychoanalytic Society and Institute (1972), Edward A. Strecker do Institute of Pennsylvania Hospital (1975) e George E. Daniels da Association for Psychoanalytic Medicine. (1982).

Referências

Arlow J.A. (1991). Address to the graduating class of the San Francisco Psychoanalytic Institute, 16 June 1990. Amer. Psychoanalyst, 25: 15-16, 21.

Britton R. (1994). Publication anxiety: conflict between communication and affiliation. Int. J. Psychoanal., 75: 1213-1224.

Bruzzone M. et al. (1985). Regression and persecution in analytic training. Reflections on experience. Int. Rev. Psychoanal., 12: 411-415.

Cremerius J. (1986). Alla ricerca di tracce perdute. Il “Movimento psicoanalitico” e la miseria della istituzione psicoanalitica. Psyche, 40: 1036-1091 (Ital. transl.: Psicoterapia e Scienze Umane, 1987, xxi, 3: 3-34).

_____. (1987). Wenn wir also Psychoanalytiker die psychoanalytische Ausbildung organisieren, müssen wir sie psychoanalytisch organisieren! Psyche, 41, 12: 1067-1096 (Ital. transl.: Quando noi, psicoanalisti, organizziamo il training psicoanalitico, dobbiamo farlo in maniera psicoanalitica! Quaderni. Associazione di Studi Psicoanalitici, 1991, ii, 3: 5-23 [part i and ii], 4: 24-35 [part iii]).

_____. (1989). Analisi didattica e potere. La trasformazione di un metodo di insegnamento- apprendimento in strumento di potere della psicoanalisi istituzionalizzata. Psicoterapia e Scienze Umane, xxiii, 3: 4-27.

_____. (1996). I limiti dell’autorischiaramento analitico e la gerarchia della formazione istituzionalizzata. Luzifer-Amor, 9, 17, 18: 68-83 (Ital. transl.: Psicoterapia e Scienze Umane, 1999, xxxiii, 3: 5-22).

Dulchin J.; Segal A. J. (1982a). The ambiguity of confidentiality in a psychoanalytic institute. Psychiat., 45: 13-25.

_____. (1982b). Third party confidences: the uses of information in a psychoanalytic institute. Psychiat., 45: 27-37.

Giovannetti M. de F. (1991). The couch and the Medusa: brief considerations on the nature of the boundaries in the psychoanalytic Institution. Fifth ipa Conference of Training Analysts, Buenos Aires (unpublished).

Green A. (1991). Preliminaries to a discussion of the function of theory in psychoanalytic training. Fifth ipa Conference of Training Analysts, Buenos Aires (unpublished).

Infante J. A. (1991). The teaching of psychoanalysis: common ground. Fifth ipa Conference of Training Analysts, Buenos Aires (unpublished).

Kernberg O. F. (1986). Institutional problems of psychoanalytic education. J. Am. Psychoanal. Ass., 4: 799-834. Also in: Kernberg, 1998, ch. 14, p. 238-249 (Ital. transl.: Problemi istituzionali del training psicoanalitico. Psicoterapia e Scienze Umane, 1987, xxi, 4: 3-32).

_____. (1992). Authoritarism, culture, and personality in psychoanalytic education. Journal of the International Association for the History of Psychoanalysis, 1992: 341-354. Also in: Kernberg, 1998, ch. 13, p. 230-237.

_____. (1998). Ideology, conflict, and leadership in groups and organizations. New Haven, ct: Yale University Press (Ital. transl.: Le relazioni nei gruppi. Ideologia, conflitto, leadership. Milano: Cortina, 1999).

_____. (2001). “Some thoughts regarding innovations in psychoanalytic education”. Presentation at the International Psychoanalytical Association (ipa) Executive Council Meeting in Puerto Vallarta, Mexico, January 7, 2001 (Final Draft: January 30, 2001). Trad. it.: Alcuni pensieri sulle innovazioni nella formazione psicoanalitica. Psicoterapia e Scienze Umane, 2003, xxxvii, 2: 35-49.

Kirsner D. (2000). Unfree Associations: Inside Psychoanalytic Institute. London: Process Press.

_____. (2001). The future of psychoanalytic institutes. Psychoanalytic Psychology, 18, 2: 195-212 (Italian transl.: Psicoterapia e Scienze Umane, 2003, xxxvii, 2: 51-71).

Lifschutz J. E. (1976). A critique of reporting and assessment in the training analysis. J. Amer. Psychoanal. Ass., 24: 43-59.

Lussier A. (1991). Our training ideology. Fifth ipa Conference of Training Analysts, Buenos Aires (unpublished).

Wallerstein R. S. (1993). Between chaos and petrification: a summary of the fifth ipa conference of training analysts. Int. J. Psychoanal., 74: 165-178.

Downloads

Publicado

31-12-2010

Como Citar

Kernberg, O., & Telles, S. (2010). Trinta maneiras de destruir a criatividade dos candidatos à psicanálise. Percurso, 23(45), 13–24. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1221