A análise: um lugar entre o gourmet e o gourmand

Autores

  • Luciana G. Kopelman Thalenberg Instituto Sedes Sapientiae

Palavras-chave:

transtornos alimentares, processo analítico, economia psíquica, corpo

Resumo

Este trabalho apresenta as vicissitudes de um processo analítico a partir de um caso fora dos moldes das neuroses de transferência, no universo das patologias alimentares. A autora sustenta a importância de um reposicionamento dos analistas frente aos desafios da clínica contemporânea. Apresenta características da economia psíquica exemplificadas nessa experiência clínica, mas que poderiam se estender para os casos em que o funcionamento oscila entre os extremos tudo/nada, que ela trabalhou como efeitos paradoxais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana G. Kopelman Thalenberg, Instituto Sedes Sapientiae

(1965-2009) psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, membro do Projeto de Investigação e Intervenção na Clínica da Anorexia e Bulimia do referido departamento.

Referências

Birman J. (2001). Mal-estar na atualidade: a psicanálise a as novas formas de subjetivação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

_____. (1991). Freud e a interpretação psicanalítica. Rio de Janeiro: Relume- -Dumará.

Enriquez M. (2000). Nas encruzilhadas do ódio. São Paulo: Escuta.

Freud S. (1904/1996) O método psicanalítico. In: Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago.

Downloads

Publicado

31-12-2010

Como Citar

Thalenberg, L. G. K. (2010). A análise: um lugar entre o gourmet e o gourmand. Percurso, 23(45), 129–136. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1231