Quando o pensamento se esvai na motricidade - a clínica psicanalítica da desatenção e da hiperatividade com crianças

Autores

  • Vera Blondina Zimmermann Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

transtorno, sintoma, transferência, dificuldades de aprendizagem, hiperatividade, tdah

Resumo

A partir da clínica com crianças que apresentam queixas de dificuldades de aprendizagem e/ou hiperatividade, a autora discute as queixas que não se enquadram na etiologia neurológica, na deficiência mental, na psicose e na neurose. Busca respostas na teoria psicanalítica, focando o referencial metapsicológico usado por Sílvia Bleichmar nas suas investigações a respeito da constituição inicial do psiquismo, momentos onde o aparelho não está organizado o suficiente para que sejam produzidos sintomas, conforme conceito freudiano. Desta forma, a autora situa estas patologias como “transtorno” na constituição do psiquismo, segundo abordagem teórico-clínica de Sílvia Bleichmar. Também discute o conceito de “corpo-tubo” e de “acompanhante narcisista” desenvolvido por Ricardo Rodulfo nos quadros que ele denomina “transtorno narcisista não psicótico” e suas implicações no diagnóstico diferencial desta patologia via transferência, bem como os efeitos de seus dinamismos na vida escolar do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Blondina Zimmermann, Universidade Federal de São Paulo

É psicanalista, Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Coordenadora do CRIA/Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (Centro de Referência da Infância e Adolescência de Departamento de Psiquiatria da UNIFESP/Escola Paulista de Medicina).

Referências

Bleichmar S. (1986). En los orígenes del sujeto psíquico. Buenos Aires: Amorrortu.

_____. (1993). La fundación de lo inconciente – destinos de pulsión, destinos del sujeto. Buenos Aires: Amorrortu.

_____. e outros (1990). Lectura de Freud. Buenos Aires: Lugar Editorial.

_____. (1996). O intraduzível da mensagem do outro. Projecto – Revista de Psicanálise, n. 6, ano 5, Porto Alegre.

Freud S. (1895/1995). Projeto de uma Psicologia para Neurólogos. Rio de Janeiro: Imago.

_____. (1896/1996) Carta 52 – A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess – 1887-1904. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. vol. i.

_____. (1905/1996). Três ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. vol.vii.

_____. (1915/1996). Repressão. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. vol. xiv.

_____. (1915/1996). O Inconsciente. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. vol. xiv.

_____. (1915/1996). Os Instintos e suas Vicissitudes. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. vol. xiv.

_____. (1923/1996). O ego e o id. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. vol. xix.

_____. (1923/1996). Mais além do princípio do prazer. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. vol. xviii.

_____. (1924/1996). Uma nota sobre o “Bloco mágico”. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. vol. xix.

_____. (1926/1996). Inibição, sintoma e ansiedade. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. vol. xx.

Laplanche J. (1992). Novos fundamentos para a psicanálise. São Paulo: Martins Fontes.

_____. (1992). O Inconsciente e o Id. Problemáticas IV. São Paulo: Livraria Martins Fontes.

_____. (1996). La prioridad del otro en psicoanálisis. Buenos Aires: Amorrortu.

Rodulfo M. (1992). El niño del dibujo. Buenos Aires: Paidós, 1992.

Rodulfo R. (1989). Seminarios Estudios Clinicos (Seminários ditados na Facultad de Psicologia da U.N.B.A.) Buenos Aires, Tékné y edcep.

_____. (1995). Transtornos narcisistas nos psicóticos. Buenos Aires: Paidós.

Winnicott D. (1982). O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas.

Zimmermann V. B. (1997). O Transtorno na Constituição Psíquica: seus efeitos no corpo e no processo de alfabetização. São Paulo, Dissertação de Mestrado, pucsp.

_____. (2007). Adolescentes Estados-limite – a instituição como aprendiz de historiador. São Paulo: Escuta.

Downloads

Publicado

30-06-2011

Como Citar

Zimmermann, V. B. (2011). Quando o pensamento se esvai na motricidade - a clínica psicanalítica da desatenção e da hiperatividade com crianças. Percurso, 23(46), 53–64. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1253