Por uma metapsicologia dos restos diurnos

Autores

  • Flávio Carvalho Ferraz Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Sonhos, restos diurnos, perlaboração

Resumo

O trabalho expõe a função aferente do sonho, por meio da qual as impressões diurnas que permaneceram em latência são perlaboradas e podem completar o processo de inscrição. Essa função difere da função “deferente” do sonho, bastante conhecida, que é a da expressão do inconsciente recalcado. Embora sejam complementares e simultâneas, as duas funções ocorrem em sentido oposto na tópica psíquica. Para consolidar a ideia proposta, aborda-se a natureza enigmática dos restos diurnos como situações complexas que pedem inscrição, e que merecem ser melhor examinadas pela metapsicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Carvalho Ferraz, Universidade de São Paulo

É membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e livre-docente pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Referências

Ab'Sáber T. A. (2005). M. O sonhar restaurado: formas do sonhar em Bion, Winnicott e Freud. São Paulo: 34.

Bion W. R. (1991). O aprender com a experiência. Rio de Janeiro: Imago.

Botella C.; Botella S. (2002). Irrepresentável: mais além da representação. Porto Alegre: Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul / Criação Humana.

Cromberg R. U. (1997). Algumas coordenadas de leitura de A interpretação dos sonhos. In: Alonso S. L.; Leal A. M. S. (orgs.) Freud: um ciclo de leituras. São Paulo: Escuta / Fapesp.

Dejours, C. (1998). O corpo entre a biologia e a psicanálise. Porto Alegre: Artes Médicas.

Freud S. (1895/1980). Estudos sobre a histeria. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas. Rio de Janeiro: Imago. v. 2.

Freud S. (1900/1980). A interpretação dos sonhos. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas. Rio de Janeiro: Imago. v. 4-5.

Frochtengarten J. (1997). A interpretação dos sonhos. In: Alonso S. L.; Leal A. M. S. (orgs.) Freud: um ciclo de leituras. São Paulo: Escuta / Fapesp, 1997.

Gurfinkel D. (2008). Sonhar, dormir e psicanalisar: viagens ao informe. São Paulo: Escuta.

Langer S. K. (1989). Filosofia em nova chave. São Paulo: Perspectiva.

Laplanche J. (1992). Novos fundamentos para a psicanálise. São Paulo: Martins Fontes.

Laplanche J.; Pontalis, J.-B. (1986). Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes.

Melsohn I. (2001). Psicanálise em nova chave. São Paulo: Perspectiva.

Souza M. L. R. (2000). A experiência de sonhar - O prazer de existir. In: Fuks L. B.; Ferraz F. C. (orgs.) A clínica conta histórias. São Paulo: Escuta.

Downloads

Publicado

30-12-2011

Como Citar

Ferraz, F. C. (2011). Por uma metapsicologia dos restos diurnos. Percurso, 23(47), 55–62. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1274