O problema do diagnóstico na clínica psicanalítica com crianças

Autores

  • Angela Maria Resende Vorcaro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Júlia de Sena Machado Psicóloga clínica
  • Lucas Fernandes Loureiro Psicólogo

Palavras-chave:

diagnóstico, criança, Nome-do-pai, ensino topológico

Resumo

O trabalho problematiza a relevância clínica de se identificar, na criança, a prevalência de uma estrutura. Apontamos um impasse no diagnóstico psicanalítico com crianças, a saber: o fato de a criança não ter, ainda, se decidido sobre o seu modo de negar o Nome-do-pai. Vislumbramos o ensino topológico de Lacan como aquele que possibilita um direcionamento do tratamento sem a dependência do enquadramento estrutural.

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Biografia do Autor

Angela Maria Resende Vorcaro, Universidade Federal de Minas Gerais

É doutora em Psicologia Clínica, Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Psicanalista da Association Lacanienne de Psychanalyse.

Júlia de Sena Machado, Psicóloga clínica

É psicóloga clínica, mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora do Centro de Convivência do Espaço de Atenção Psicossocial Freud Cidadão.

Lucas Fernandes Loureiro, Psicólogo

É psicólogo, mestre em Psicologia pela Universidade de Paris VIII.

Referências

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Publicado

30-12-2011

Como Citar

Vorcaro, A. M. R., Machado, J. de S., & Loureiro, L. F. (2011). O problema do diagnóstico na clínica psicanalítica com crianças. Percurso, 23(47), 63–72. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1275