Sobre destinos nem tão funestos: o ensino da psicanálise nas universidades
Palavras-chave:
Psicanálise no Brasil, Psicanálise na universidade, ensino da Psicanálise, história da PsicanáliseResumo
A autora escreve uma carta a Freud, comentando sobre a situação atual da Psicanálise no Brasil, especialmente na universidade.
Downloads
Referências
Bleichmar S. (1993). Paradoxos da constituição sexual masculina. In Nas origens do sujeito psíquico: do mito à história. Porto Alegre: Artes Médicas.
Bleichmar S. (2010). El desmantelamiento de la subjetividad: estallido del yo. Buenos Aires: Topia Editorial.
Bleichmar S. (2014). Las teorías sexuales en psicoanálisis: qué permanece de ellas en la práctica actual. Buenos Aires: Paidós.
Brasil: Psicanálise e Modernismo. (2000). In Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/evento526666/brasil-psicanalise-e-modernismo-2000-sao-paulo-sp. Consultado em: 15/2/2020. Verbete de enciclopédia.
Freud S. (1905/1996). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (vol. VII, pp. 121-252). Rio de Janeiro: Imago.
Freud S. (1918-1919/1996). Sobre o ensino da psicanálise nas universidades. In Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (vol. XVII,pp. 217-219). Rio de Janeiro: Imago.
Leclaire S. (1968/1986). O ouvido com que convém ouvir. In Psicanalisar (pp.7-24). São Paulo: Perspectiva.
Mezan R. (2000). Freud: a conquista do proibido. São Paulo: Ateliê Editorial.
Mezan R. (2002). As cartas de Freud. In Interfaces da psicanálise (pp. 83-99). São Paulo: Companhia das Letras.
Mezan, R. (2014). O tronco e os ramos: estudos de história da psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras.
Moretzsohn, M. A. & Teperman, M. H. (2014). Uma carta, uma história. Jornal de Psicanálise, 32(4), 261-263.
Roudinesco, E. (1988). História da psicanálise na França: a Batalha dos Cem Anos 2: 1925-1985. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.