Perturbar a denominação “autismo”

Autores

  • Marie-Claude Thomas Psicanalista

Palavras-chave:

autismo, Lacan, Bleuler, Kanner, caso a caso, brincar

Resumo

A partir de uma perspectiva crítica que contextualiza e situa as condições da invenção do autismo, a autora mostra sua emergência simultânea com o behaviorismo. Problematizando a criação do próprio termo, questiona tanto a epidemia atual quanto as compreensões do fenômeno e a fabricação científica do “quadro clínico” por Kanner. É no caso a caso, ao empreender uma aventura psicanalítica com uma criança, que poderá articular-se algo dessa relação indizível com o gozo que se exprime no brincar.

Tradução: C. Lucia M. Valladares de Oliveira e Adela Stoppel de Gueller

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Biografia do Autor

Marie-Claude Thomas, Psicanalista

É psicanalista, doutora em Psychopatologie fondamentale et psychanalyse, membro da psicanalista, doutora em Psychopatologie fondamentale et psychanalyse, membro da École lacanienne de psychanalyse.

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

Thomas, M.-C. (2018). Perturbar a denominação “autismo”. Percurso, 31(61), 10–24. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/166