Intervenções pontuais em situações de crise com pacientes traumatizados

Autores

  • María Antonieta Pezo del Pino Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

dispositivo-enquadre grupal, mediador terapêutico, pictograma grupal, malêtre, o violento

Resumo

A autora aborda os traumatismos psíquicos provenientes do contexto social e da época em que vivemos, caracterizada por estarmos sujeitos a diversas crises, rupturas, onde o que parece prevalecer é um desassossego, um mal no ser mesmo da humanidade, tomando de Kaës (2012) o conceito de malêtre, que, diferente do mal-estar na cultura proposto por Freud (1929), parece considerar a falha na sustentação social. Propõe-se aqui, através da exposição clínica de duas vinhetas, valorizar os dispositivos-enquadres que levam em consideração o trabalho vincular e o uso do mediador terapêutico nomeado como pictograma grupal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Antonieta Pezo del Pino, Universidade de São Paulo

É pós-doutoranda do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política do Instituto de Psicologia da USP. Supervisora clínico-institucional na Rede de Saúde Mental. Membro da IAGP (International Association for Group Psychoterapy and Group Processes).

Referências

Benhaïm D. Reflexiones acerca del Malêtre de René Kaës. Disponível em: .

Berenstein I.; Kaës R. (2002). Encuentros – Diálogo Berenstein–Kaës. Psicoanálisis APdeBA, vol. xxiv, n. 1/2.

Kaës R. (1997). Investigaciones sobre el Preconsciente. Conferência.

____. (2012). Le Malêtre. Paris: Dunod.

____. (2015). Problemas planteados por la extensión del psicoanálisis. Obstáculos y aperturas clínicas y teóricas. Videoconferência, 13 out. 2013. APA: Buenos Aires.

Pezo M. A. del Pino (2014). A cadeia associativa grupal e o pictograma grupal. Tese [doutorado]. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Disponível em: .

Puget J. (2010). Os dispositivos e o atual, Revista Brasileira de Psicanálise, vol. 44, n. 2, 35-43. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbp/v44n2/a06.pdf>.

____. Subjetivación discontinua y psicoanálisis. Buenos Aires: Lugar Editorial.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Como Citar

Pino, M. A. P. del. (2018). Intervenções pontuais em situações de crise com pacientes traumatizados. Percurso, 31(61), 73–82. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/172