A noção de elaboração imaginativa e a concepção de fantasia na obra de Winnicott
Palavras-chave:
fantasia, elaboração imaginativa, Winnicott, integração psicossomática, narratividadeResumo
A concepção de Winnicott de fantasia e sua relação com o trabalho de elaboração imaginativa, inicialmente das funções corporais e posteriormente de outras experiências encarnadas ao longo de toda a vida, nos auxilia na compreensão da constituição do psiquismo a partir da relação com o objeto subjetivo em direção às relações objetais. Nesse contexto, a elaboração imaginativa das funções corporais é considerada um recurso da natureza humana responsável por esculpir a área do informe na qual a criança está imersa inaugurando o esboço de uma narratividade futura.
Downloads
Referências
Bullinger A. (2015). Le développement sensori-moteur de l’enfant et ses avatars. Tome 2 – L’espace de la pesanteur, le bébé prématuré et l’enfant avec TED (Érès Ed.). Toulouse, France: Érès.
Freud S. (1895d). Estudos sobre a histeria. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 2, p. 13-328). Rio de Janeiro: Imago.
____. (1900a). A interpretação dos sonhos. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (vol. 4-5, p. 11-647). Rio de Janeiro: Imago.
Fulgencio L. (2011). A importância da noção de experiência no pensamento de D. W. Winnicott. Estudos de Psicologia. Campinas, 28, p. 57-64.
Golse B. (1999). Du corps à la pensée. Paris: PUF.
Laplanche J. (2016). Vocabulário de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes.
Laplanche J.; Pontalis J-B. (1986). Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes.
Ogden T.H. (1986). A matriz da mente. Relações objetais e o diálogo psicanalítico. São Paulo: Blucher & Karnac.
Phillips A. (2006). Winnicott. São Paulo: Ideias & letras.
Roussillon R. (2020). A criatividade: um novo paradigma para a psicanálise freudiana. Revista de Psicanálise da SPPA, v. 27, n. 2, p. 291-311.
Winnicott D.W. (1945d/2000). Desenvolvimento emocional primitivo. In Da pediatria à psicanálise: Obras escolhidas (p. 218-232). Rio de Janeiro: Imago.
____. (1965b). The Maturational Processes and the Facilitating Environment. London: Hogarth.
____. (1965j/1983). Comunicação e falta de comunicação levando ao estudo de certos opostos. In O ambiente e os processos de maturação (p. 163-174). Porto Alegre: Artmed.
____. (1969i/1975). O uso de um objeto e relacionamento através de identificações. In O brincar e a realidade (p. 121-131). Rio de Janeiro: Imago.
____. (1971). O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago.
____. (1971h/1975). Sonhar, fantasiar e viver: uma história clínica que descreve uma dissociação primária. In O brincar e a realidade (p. 45-58). Rio de Janeiro: Imago.
____. (1989a/1994). Explorações psicanalíticas: D. W. Winnicott. Trad. J.O.A. Abreu. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
____. (1989vl/1994). Psiconeurose na Infância. In Explorações psicanalíticas: D. W. Winnicott (p. 53-58). Porto Alegre: Artes Médicas.
____. (1989vu/1994). Comentários sobre meu Artigo “O uso de um objeto” (Parte VI do cap. 34). Explorações psicanalíticas: D. W. Winnicott (p. 185-186). Porto Alegre: Artes Médicas.