A tópica da clivagem e o supereu
Palavras-chave:
Tópica da clivagem, recalcamento, Superego, Ideal do Ego, teoria da sedução generalizadaResumo
Este artigo propõe uma discussão da chamada tópica da clivagem proposta por Dejours e, em seguida, incorporada por Laplanche em seu modelo teórico. Ele busca explicitar como essa noção é concebida por esses dois autores dentro da especificidade de suas reflexões, ressaltando os pontos de convergência e de divergência, para se apontar também a necessidade da incorporação da discussão do papel do Superego e do ideal do Ego no processo de constituição dessa tópica e de sua manutenção, dado a relação destes com o recalque.
Downloads
Referências
Dejours C. (2001). Le corps, d’abord. Paris: P. B. Payot.
Calich J. C. (2006). “Pour faire travailler” la topique laplanchienne, Psychiatrie française, Paris, XXXVII, n. 3, p. 34-44.
Freud S. (1914/1989). Introducción del narcisismo. In Obras Completas de Sigmund Freud. Buenos Aires: Amorrortu Editores, v. 14.
____. (1923/1989). El yo y el ello. In Obras Completas de Sigmund Freud. Buenos Aires: Amorrortu Editores, v. 19.
Gerez-Ambertín M. (2009). As vozes do supereu: na clínica psicanalítica e no mal-estar na civilização. Trad. Stella Schebli. Rio de Janeiro: Cia de Freud.
Laplanche J. (2015). Sexual: a sexualidade ampliada no sentido freudiano. Porto Alegre: Dublinense.
Rezende Cardoso M. (2002). Superego. São Paulo: Escuta.
Ribeiro P. C. (2000). O problema da identificação em Freud: recalcamento da identificação feminina primária. São Paulo: Escuta.