Políticas de clínica e políticas de formação

Autores

  • Maria Ângela Santa Cruz

Palavras-chave:

clínica, ética, política, instituição, formação, grupos

Resumo

Este texto, escrito em 2008, procede a uma análise dos acontecimentos que geraram as políticas de clínica e formação vigentes na Clínica do Instituto Sedes Sapientiae. Na ocasião, catorze anos haviam transcorrido desde a implementação do "Novo Projeto da Clínica", e doze da aprovação institucional do Projeto Clínico-Ético-Político. O trabalho aborda alguns vetores do processo de construção da Clínica: institucional, grupal, movimentos sociais, e quipe estável, e formação. Ao publicá-lo, Percurso rende homenagem a um dos membros muito queridos e ativos do nosso Departamento, que nos deixou pouco antes de este número ser impresso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ângela Santa Cruz

Psicóloga, psicanalista, analista institucional. Mestre em Psicologia Clínica pela PUCSP. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Membro da Equipe Gestora da Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae nas gestões 2012 -2014 e 2014-2016. Coordenadora de Equipe Clínica e do NUAAJ e Professora do Praxis Aprimoramento em Clínica Institucional na mesma Clínica. Professora do Curso de Especialização "Psicopatologia e Saúde Pública" na Faculdade de Saúde Pública da USPSP. Faleceu em 3 de abril de 2016.

Referências

Deleuze G.; Foucault M. (1979). Os intelectuais e o poder. In M. Foucault, Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal.

Goldberg J.; Tenório F. (2006). História e Memória do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. São Paulo: Narrativa Um.

Rodrigues H.B.C. (1989). As intervenções grupais epistemologia ou história das práticas? [mimeo].

Downloads

Publicado

31-12-2015

Como Citar

Cruz, M. Ângela S. (2015). Políticas de clínica e políticas de formação. Percurso, 28(55), 8–15. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/281

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)