Esquecer é criar: cinema e psicanálise em Abril despedaçado

Autores

  • Renato Tardivo Centro Universitário São Camilo

Palavras-chave:

psicologia (arte), cinema, psicanálise

Resumo

Este artigo insere-se no âmbito da Psicologia da Arte e propõe uma leitura do filme Abril despedaçado, de Walter Salles, atentando sobretudo para a questão dos destinos do sertanejo e das relações com a lei. Observou-se que, em Abril despedaçado, a violência é alvo da crítica, e o filme parece se alinhar à crítica ideológica de Horkheimer e Adorno.

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Biografia do Autor

Renato Tardivo, Centro Universitário São Camilo

É psicanalista e escritor, mestre e doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, professor do Centro Universitário São Camilo. Autor de Porvir que vem antes de tudo literatura e cinema em Lavoura Arcaica (Ateliê/Fapesp), e dos livros de contos Do avesso (Com-arte/USP), Silente (7Letras) e Girassol voltado para a terra (Ateliê), além da novela em e-book Castigo (E-galáxia).

Referências

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Tardivo R. (2011). Literatura e Psicanálise: a poética de Raduan Nassar, Percurso n. 47, São Paulo.

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Publicado

31-12-2015

Como Citar

Tardivo, R. (2015). Esquecer é criar: cinema e psicanálise em Abril despedaçado. Percurso, 28(55), 62–68. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/288