Psicopatologia psicanalítica e clínica contemporânea: Histórias e perspectiva

Autores

  • Mario Pablo Fuks Instituto Sedes Sapientiae

Palavras-chave:

laço social, recusa da realidade, sociedade de rendimento, compulsão consumista, narcisismo

Resumo

Nesta sua última fala, proferida por Mario Fuks pouco antes de seu falecimento, o leitor encontrará uma reflexão em que se entrelaçam as histórias relativas aos 25 anos do curso “Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea”, ministrado no Departamento de Psicanálise e coordenado por ele, com as novas conceitualizações em psicanálise, efeito das novas psicopatologias que se manifestam frente às alterações do campo social e às novas configurações dos laços sociais. A posição ético-política do autor atravessa não só as análises destes fenômenos, aqui apresentadas, que condensam o pensamento de uma vida, bem como pode ser vista no relato da própria construção do curso, no encontro democrático entre professores e alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Pablo Fuks, Instituto Sedes Sapientiae

Foi médico psiquiatra e psicanalista argentino formado na Universidade Nacional de Buenos Aires, e se estabeleceu em São Paulo, Brasil, em 1977. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Professor do curso de psicanálise, coordenador do curso de Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea, membro da equipe editorial do Boletim Online, membro do Grupo de Psicanálise e Contemporaneidade do Departamento de Psicanálise e supervisor do Projeto de Pesquisa e Intervenção em Anorexia e Bulimia. Delegado da Flappsip no Congresso de Porto Alegre. Na Argentina, foi médico-chefe do Departamento de Adultos do Serviço de Psicopatologia do Policlínico de Lanús, professor adjunto da Cátedra de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da UNBA. Coordenador do plano piloto de formação do Centro de Docência e Investigação da Coordenadoria de Trabalhadores de Saúde Mental de Buenos Aires e professor adjunto ao Departamento de Investigação da Faculdade de Psicologia da UNBA. Faleceu em 05 de dezembro de 2022.

Referências

Freud S. (1925-1926). Obras Completas Sigmund Freud. Volumen 20. Buenos Aires: Amorrortu editores.

Galende E. (2000). Transformación en lo social. Zona Erógena, Revista abierta de Psicoanálisis, 45, p. 20.

Galende E. (1992). Historia y Repetición : temporalidad subjetiva y actual modernidad. Buenos Aires: Paidos.

Kristeva J. (2002). As novas doenças da alma. Rio de janeiro: Ed. Rocco.

Penot B. (1992). Figuras da recusa: aquém do negativo. Porto Alegre: Artes Médicas.

Rojas M. C.; Sternbach, S. (1994). Entre dos siglos: una lectura psicoanalítica de la posmodernidad. Buenos Aires: Lugar editorial.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

Fuks, M. P. (2022). Psicopatologia psicanalítica e clínica contemporânea: Histórias e perspectiva. Percurso, 35(69), 9–16. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/3