Psicanálise, o futuro de uma des-ilusão

Autores

  • Mario Pablo Fuks Instituto Sedes Sapientiae

Palavras-chave:

des-ilusão, desassujeitamento, poder, coletivo, prazer, grupo, ato-poder, campo psicanalítico

Resumo

Colocar a psicanálise em análise, eis um dos objetos deste texto. A difícil tarefa de enfrentar a idealização da psicanálise e produzir deslocamentos frente aos desafios emergentes. Os obstáculos para um desenvolvimento mais livre, criativo e menos isolado socialmente, do movimento psicanalítico. A insistência no desvendamento do processo de desassujeitamento e da des-ilusão. Uma costura entre o “O Futuro de uma ilusão”, “Psicologia das Massas e análise do Eu”, e “O Humor”, ressaltando os temas do poder, do coletivo e do prazer, que desemboca no jogo entre “desilusão” e “des-ilusão”, no qual a operação de des-ilusão se coloca como capaz de preservar-nos da desilusão, ou de superá-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Pablo Fuks, Instituto Sedes Sapientiae

Foi médico psiquiatra e psicanalista argentino formado na Universidade Nacional de Buenos Aires, e se estabeleceu em São Paulo, Brasil, em 1977. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Professor do Curso de Psicanálise, coordenador do Curso de Psicopatologia Psicanalítica e Clínica Contemporânea, membro da equipe editorial do Boletim Online, membro do Grupo de Psicanálise e Contemporaneidade do Departamento de Psicanálise e supervisor do Projeto de Pesquisa e Intervenção em Anorexia e Bulimia. Delegado da Flappsip no Congresso de Porto Alegre. Na Argentina, foi médico-chefe do Departamento de Adultos do Serviço de Psicopatologia do Policlínico de Lanús, professor adjunto da Cátedra de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da UNBA. Coordenador do plano piloto de formação do Centro de Docência e Investigação da Coordenadoria de Trabalhadores de Saúde Mental de Buenos Aires e professor adjunto ao Departamento de Investigação da Faculdade de Psicologia da UNBA. Faleceu em 05 12 2022. 

Referências

Freud S. (1925-1926). Obras Completas Sigmund Freud. Volumen 20. Buenos Aires: Amorrortu editores.

Fuks M. P. (1995). “Psicanálise: o futuro de uma des-ilusão” in Anuário Brasileiro de Psicanálise, no 3, Rio de Janeiro: Relume Dumará.

Mijolla A. (1985). Pensamentos de Freud. Trad. Rita Braga. Rio de Janeiro: Ed Nova Fronteira.

Segal H. (1985/1998). “O silêncio é o verdadeiro crime” in Psicanálise, Literatura e Guerra: artigos 1972-1995. Rio de Janeiro: Imago, p. 153-166.

Downloads

Publicado

30-12-2022

Como Citar

Fuks, M. P. (2022). Psicanálise, o futuro de uma des-ilusão. Percurso, 35(69), 17–24. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/4