Rodas de conversa do coletivo Escuta Sedes - um espaço entre as ruas e o divã

Autores

  • Luciana Chaui-Berlinck Universidade de São Paulo
  • Luciana Goulart Mannrich Psicanalista
  • Maria de Fátima Vicente Instituto Sedes Sapientiae
  • Nayra Cesaro Penha Ganhito Instituto Sedes Sapientiae
  • Silvia Lopes de Menezes Psicanalista

Palavras-chave:

resistência, roda de conversa, sofrimento induzido por violência sociopolítica, política do desamparo

Resumo

As rodas de conversa do coletivo Escuta Sedes se constituíram e efetivaram como resistência à política de privatização e individualização dos sofrimentos induzidos pela violência sociopolítica do Estado, agravada no período pré-eleitoral de 2018. A construção do espaço clínico grupal roda de conversa promoveu a elaboração daqueles sofrimentos por meio da intervenção psicanalítica apoiada na política do desamparo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Chaui-Berlinck, Universidade de São Paulo

É psicanalista, pós-doutoranda em Psicologia Clínica pelo IP-USP, doutora em Psicologia pelo IP-USP e mestre em Filosofia pela FFLCH-USP. Membro aspirante do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientae, membro do coletivo Escuta Sedes. Autora de diversos livros e artigos.

Luciana Goulart Mannrich, Psicanalista

É psicanalista, membro aspirante do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, membro do coletivo Escuta Sedes.

Maria de Fátima Vicente, Instituto Sedes Sapientiae

É psicanalista, mestre em Psicologia pela UNIMARCOS-SP, doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, professora do Curso de Psicanálise desse mesmo departamento desde 1993. Participante do coletivo Escuta Sedes. Autora de Psicanálise e Música: aproximações (Coleção Clínica Psicanalítica, Casa do Psicólogo), e de artigos em publicações diversas.

Nayra Cesaro Penha Ganhito, Instituto Sedes Sapientiae

É psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, membro do Coletivo Escuta Sedes, autora do livro Distúrbios do sono (Casa do Psicólogo) e de vários artigos e capítulos de livros, professora convidada do Curso de Psicanálise do referido Departamento no ano letivo de 2021.

Silvia Lopes de Menezes, Psicanalista

É psicanalista, membro aspirante do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, membro do coletivo Escuta Sedes, coordenadora do projeto Instalações Clínicas do Núcleo Acesso neste mesmo Instituto e participante do Fala Sedes.

Referências

Arendt H. (2002). A condição humana. São Paulo: Forense Universitária.

Butler J. (2018). Corpos em aliança e a política das ruas – Notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Freud S. (1996). Psicologia de Grupo e a Análise do Ego. In Obras completas, vol. xviii. Rio de Janeiro: Imago.

Kupermann D. (2003). Ousar rir – Humor, criação e psicanálise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Safatle V. (2018). O circuito dos afetos – Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. 2. ed. rev. Belo Horizonte: Autêntica.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

Chaui-Berlinck, L., Mannrich, L. G., Vicente, M. de F., Ganhito, N. C. P., & Menezes, S. L. de. (2020). Rodas de conversa do coletivo Escuta Sedes - um espaço entre as ruas e o divã. Percurso, 32(65), 43–54. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/67

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)