Psicanálise e escuta musical
Palavras-chave:
Psicanálise e música, escuta musical, objeto transformacional, idioma pessoal, Christopher BollasResumo
O artigo apresenta alguns conceitos do psicanalista Christopher Bollas que podem ser úteis para a continuidade da reflexão psicanalítica sobre a escuta musical.
Downloads
Referências
Bollas, C. (1995). Cracking Up. The Work of Unconscious Experience. New York: Hill and Wang.
____. (1998). Sendo um personagem. Rio de Janeiro: Revinter.
____. (2010). Criatividade e psicanálise. Jornal de Psicanálise SP, v. 43 (78): 193-209.
____. (2015). A sombra do objeto. Psicanálise do conhecido não pensado. São Paulo: Escuta.
____. (1992). Forças do destino. Psicanálise e idioma humano. Rio de Janeiro: Imago.
Feder S.; Karmel R.; Pollock G. (eds.). (1990). Psychoanalytic Explorations in Music. Madison: International Universities Press. Aplied Psychoanalysis Series Monograph 3.
____. (1993). Psychoanalytic Explorations in Music – Second Series. Madison: International Universities Press.
Figueiredo L.C. (2014). Cuidado, saúde e cultura. Cuidados psíquicos e criatividade na situação analisante. São Paulo: Escuta.
Kohut H. (1957). Observations on the Psychological Functions of Music. In: The search for the Self – Selected Writings of H. Kohut (1950-1978). New York: International Universities Press, 1978.
Kohut H. & Levarie S. (1950). On the Enjoyment of Listening to Music. In: The search for the Self – Selected Writings of H. Kohut (1950-1978). New York: International Universities Press, 1978.
Loureiro I. (2013). Prelúdio sobre a fruição musical. In: Mouammar, C. e Campos, E.B.V. (orgs.). Psicanálise e questões da contemporaneidade. São Paulo: Cultura Acadêmica.
____. (no prelo). Música e psicanálise: (com)passos de uma pesquisa. Publicação com as palestras do Colóquio Filosofia, Arte e Psicanálise, UFBA, 2017.
Nettleton S. (2004). Music and internal experience. Journal of the British Association of Psychoterapists n. 42, iii, 3-18. Disponível em: www.limbus.uk/Music_and_internal_experience.doc
____. (2018). A metapsicologia de Christopher Bollas – uma introdução. São Paulo: Escuta.
Ratner L. (1983). The Musical Experience. New York: W.H. Freeman and Company.
Reik T. (1953). The Haunting Melody. New York: Farrar, Strauss & Young.
Sterba R. (1965). Psychoanalysis and Music. American Imago, 22(1-2), 1965: 96-111.
Wilson S. (2018). Introduction. In: ____ . (ed.). Music – Psychoanalysis – Musicology.New York/London: Routledge.