Entre o excesso e a insuficiência - sobre o lugar do adolescente na contemporaneidade
Palavras-chave:
adolescência, crise, modernidade, ideologia, clínicaResumo
Este ensaio desenvolve o argumento de que a adolescência funciona, na contemporaneidade, como objeto sublime ou espectro (Zizek) nas várias composições sociais de que participa: ora é ponto de amarração de realidades sociais desiguais e fragmentadas, ora, inversamente, é um excesso que inquieta e denuncia as dissonâncias de cada contexto. A escuta do sujeito adolescente, em sua singularidade, permite a investigação dos restos não simbolizados na cena social.
Downloads
Referências
Attias-donfut C. (1996). Jeunesse et conjugaison des temps. Sociologie et Sociétés, vol. xxviii, n. 1. Montreal, Presses de L’Université, p. 13-22.
Caron J.-C. (1996). Os jovens na escola. In: Levi G.; Schmitt J.-C. (orgs.) História dos jovens. Trad. C. Marcondes, N. Moulin, P. Neves. São Paulo: Companhia das Letras, v. 2, p. 137-194.
Dubet F. (1996). De jeunesse et des sociologies. Sociologie et Sociétés, vol. xxviii, n. 1. Montreal, Presses de L’Université, p. 23-35.
Foucault M. (1985). História da sexualidade, v. 3: O cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal.
Freud S. (1900/1993). La interpretacion de los sueños. In: Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu. Vol. 4.
_____. (1927/1993). El porvenir de una ilusion. In: Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu. Vol. 21.
_____. (1930/1993). El malestar en la cultura. In: Obras completas. Buenos Aires: Amorrortu. Vol. 21. Kafka F. (1997). O processo. São Paulo: Companhia das Letras.
Kumar K. (1996). Modernidade. In: Dicionário do pensamento social do século xx. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p. 473-474.
Lacan, J. (1964/1998). O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Lorica S. (1996). A experiência militar. In: Levi G.; Schmitt J.-C. (orgs.), História dos jovens. São Paulo: Companhia das Letras, v. 2, p. 17-48.
Lesour, S. (2004). A construção adolescente do laço social. Petrópolis: Vozes.
Matheus, T. C. (2002). Ideais na adolescência: falta (d)e perspectivas na virada do século. São Paulo: Annablume/fapesp.
_____. (2007). Adolescência: história e política do conceito na psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo.
_____. (2008). Quando a adolescência não depende da puberdade, Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo v. 11, n. 4.
Ruffino R. (1993). Sobre o lugar da adolescência na Teoria do Sujeito. In: Rappaport C. R. (org.). Adolescência: abordagem psicanalítica. São Paulo: epu, p. 25-58.
Zizek S. (1996). Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto.
_____. (2005). El sublime objeto de la ideologia. Buenos Aires: Siglo xxi.