O problema do foco nas primeiras sessões com crianças vítimas de abuso sexual - À guisa de introdução a um termo corrente

Autores

  • Eugênio Canesin Dal Molin Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

abuso sexual, primeiras sessões, posição do analista

Resumo

Este artigo procura refletir sobre algumas questões inerentes ao foco presente nas primeiras sessões com crianças vítimas de abuso sexual, quando o objetivo é averiguar a veracidade da situação de violência que traz a criança à psicoterapia. Partindo da clínica com pacientes que passaram por traumas sexuais, o autor discute a posição do psicanalista frente à comunicação da criança e às reações da família ao que é dito.

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Biografia do Autor

Eugênio Canesin Dal Molin, Universidade de São Paulo

É especialista em Teoria Psicanalítica pelo COGEAE-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Psicoterapia Psicanalítica pela Universidade de São Paulo (USP), mestrando no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) e aluno do curso Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae. Trabalha no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS-III) em Londrina/PR, onde são atendidas crianças e adolescentes vítimas de violência.

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Publicado

30-06-2011

Como Citar

Molin, E. C. D. (2011). O problema do foco nas primeiras sessões com crianças vítimas de abuso sexual - À guisa de introdução a um termo corrente. Percurso, 23(46), 41–52. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/1252