O quarto golpe
Palavras-chave:
Pós-verdade, fake news, narcisismo, golpeResumo
O quarto golpe narcísico é o ponto de partida e chegada deste artigo. Para tanto, iremos analisar de que forma a íntima relação entre verdade e mentira se entrelaçam numa época dominada pelo fenômeno denominado pós-verdade. No entanto, não é exatamente a força difusora das fake news, nem mesmo a oposição verdade/mentira o que nos interessa investigar neste artigo. O que provoca interesse e curiosa investigação é a profunda ligação deste fenômeno com as formas de subjetivações, ou ainda, as convicções e crenças que se aglutinam e se compactam em torno dos narcisismos produzindo cinzas.
Downloads
Referências
Endo P. C. A dor dos recomeços: luta pelo reconhecimento e pelo devir histórico no Brasil. Revista Anistia Política e Justiça de Transição, v. 2, p. 50-63, 2009.
Endo P. A ressurgência do tirano como inscrição denegada da constituição da frátria. In: Fuks B.; Braunstein N.; Basualdo C. (orgs.). 100 anos de Totem e Tabu. Rio de Janeiro: Contra-capa, 2013
Fuks B.; Braunstein N.; Basualdo C. (orgs.). 100 anos de Totem e Tabu. Rio de Janeiro: Contra-capa, 2013.
Freud S. Uma dificuldade no caminho da psicanálise. Edição Standard: Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, v. 17, 1996.
Fuks B. Freud e a Judeidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
Fuks B. O legado de Freud. O homem Moisés e a religião monoteísta: três ensaios. Tradução: Renato Zwick. Ensaio bibliográfico de Paulo Endo e Edson Sousa. Porto Alegre: L&PM, 2018.
Marthe M. Tristan Harris, ex-Google: se você puder sair das redes, saia! Veja, 25 set. 2020. Acesso em: 27 mar. 2023. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/tecnologia/tristan-harris-ex-google-se-voce-puder-sair-das-redes-saia/>