A psicanálise no divã: formação, (de)formação, transformação

Autores

  • Ana Maria Sigal Instituto Sedes de São Paulo
  • Andréa Maris Campos Guerra Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gabriel Inthicher Binkowski Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.70048/percurso.74.137-144

Resumo

Realização: Bruno Esposito, Gisela Haddad (coordenadora), Ivy Semiguem, Lucas Simões Sessa e Tânia Corghi Veríssimo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Sigal, Instituto Sedes de São Paulo

É psicanalista, cofundadora do Curso de Psicanálise do Instituto Sedes (1976), e do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes de São Paulo (1985). É fundadora e coordenadora do Curso Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma e representante do Departamento de Psicanálise no Movimento Articulação das Entidades Psicanalíticas Brasileiras desde 2000. É autora de O lugar dos pais na psicanálise de crianças (Escuta, 1997), Escritos metapsicológicos e clínicos (Casa do Psicólogo, 2009), organizadora do Ofício de psicanalista II: por que não regulamentar a psicanálise (Escuta, 2019), entre outras publicações.

Andréa Maris Campos Guerra, Universidade Federal de Minas Gerais

É psicanalista e professora no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde coordena o Núcleo @PSILACS (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo). É doutora em Teoria Psicanalítica (UFRJ) com Estudos Aprofundados na Université de Rennes 2 (França), bolsista de Produtividade 2 do CNPq e coordenadora do Projeto Editorial Decolonização e Psicanálise com a Editora n-1. É autora dos livros Sujeito suposto suspeito: a transferência no sul global (2022) e Adolescências em tempos de guerra: modos de pensar, modos de operar (2024).

Gabriel Inthicher Binkowski, Universidade de São Paulo

É psicanalista e professor no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É mestre em Clínica Transcultural, doutor em Psicologia pela Université Sorbonne Paris Nord e membro do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL). É editor associado da Revista Psicologia USP, coordenador da Clínica Psicanalítica Transcultural do Grupo Veredas: Psicanálise e Migração e um dos coordenadores do Relapso – Grupo Interuniversitário de Pesquisa em Religião, Laço Social e Psicanálise.

Downloads

Publicado

02-10-2025

Como Citar

Sigal, A. M., Guerra, A. M. C., & Binkowski, G. I. (2025). A psicanálise no divã: formação, (de)formação, transformação. Percurso, 37(74), 137–144. https://doi.org/10.70048/percurso.74.137-144