O que resta de nossas teorias sexuais infantis?

Autores

  • Silvia Bleichmar Psicanalista

Palavras-chave:

teoria da sexualidade, sexualidade infantil, perversão, complexo de Édipo, castração

Resumo

Em conferência realizada em 2005, Silvia Bleichmar interroga as teorias sexuais presentes na psicanálise diante das transformações que ocorreram na sexualidade nos últimos 100 anos. Propõe, como ponto de partida, a diferença entre produção da subjetividade e constituição do psiquismo para proceder à revisão dessas teorias. Os conceitos de sexualidade infantil, polimorfismo perverso, perversão, identidade e gênero, sexualidade masculina e homossexualidade são revistos e trabalhados, como também os complexos de Édipo e castração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Bleichmar, Psicanalista

É psicanalista argentina, nasceu em 1944. Concluiu o Doutorado em Psicanálise na Universidade Paris VII, sob orientação de Jean Laplanche. Autora de livros, artigos científicos e ensaios, é marca de sua trajetória a implicação ética com os acontecimentos e a subjetividade de nosso tempo. Faleceu em 15 de agosto de 2007, em Buenos Aires.

Downloads

Publicado

30-06-2015

Como Citar

Bleichmar, S. (2015). O que resta de nossas teorias sexuais infantis?. Percurso, 28(54), 9–22. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/300

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.