Psicanálise e cultura: uma herança freudiana?

Autores

  • Chaim Samuel Katz
  • Charles Melman
  • Catarina Koltai Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Mário Pablo Fuks Instituto Sedes Sapientiae

Resumo

Desde a descoberta do inconsciente freudiano, as implicações das transformações histó ricas e sociais na constituição da subjetivida de tem convocado a psicanálise a pensar seu lugar na cultura. O debate deste número retoma esta interrogação ao investigar a posição do psicanalista contemporâneo em relação à delimitação do seu campo de atuação. Convidamos psicanalistas que têm demonstrado preocupação e interesse em pensar as relações entre o coletivo e o individual, o sujeito e sua inserção política social, para responder à seguinte questão: Na busca de compreender os enigmas do psiquismo humano, Freud demonstrou interesse e preocupação em relacionar o funcionamento psíquico do sujeito com os grandes eventos da humanidade. Seu empenho pode ser constatado em vários artigos...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chaim Samuel Katz

É psicanalista, doutor em Comunicação (UFRJ), escritor (Nazismo e Psicanálise, Psicanálise e Instituição, Ética e Psicanálise, entre outros).

Charles Melman

É psicanalista e psiquiatra, foi um dos principais dirigentes da Ècole Freudienne de Paris. È o fundador da Association Lacanienne Internatinale e autor de numerosas obras e textos, entre eles Novos Estudos sobre a Histeria e O Homem sem Gravidade. Gozar a qualquer preço (2003).Editor da Revista Passages.

Catarina Koltai, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É socióloga e psicanalista, professora na graduação e pós graduação da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP. Autora do livro Psicanálise e Política, o Estrangeiro, Ed. Escuta 2002 e Organizadora do livro O Estrangeiro, Ed. Escuta 1998.

Mário Pablo Fuks, Instituto Sedes Sapientiae

É médico psiquiatra e psicanalista argentino formado na Universidade Nacional de Buenos Aires, radicado em São Paulo, Brasil, desde 1977. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Professor do curso de psicanálise, coordenador do curso de psicopatologia psicanalítica e clínica contemporânea, membro da equipe editorial do Boletim Online, membro do Grupo de Psicanálise e Contemporaneidade do Departamento de Psicanálise e supervisor do Projeto de Pesquisa e Intervenção em Anorexia e Bulimia. Delegado do Departamento da Flappsip, no Congresso de Porto Alegre. Na Argentina, foi médico-chefe do Departamento de Adultos do Serviço de Psicopatologia do Policlínico de Lanús, professor adjunto da Cátedra de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da UNBA. Coordenador do plano piloto de formação do Centro de Docência e Investigação (cdi) da Coordenadora de Trabalhadores de Saúde Mental (ctsm) de Buenos Aires e professor adstrito ao Departamento de Investigação da Faculdade de Psicologia da UNBA.

Downloads

Publicado

30-06-2005

Como Citar

Katz, C. S., Melman, C., Koltai, C., & Fuks, M. P. (2005). Psicanálise e cultura: uma herança freudiana?. Percurso, 18(34), 125–132. Recuperado de https://percurso.openjournalsolutions.com.br/index.php/ojs/article/view/951